A cada dia que passa, a segurança em eixos verticais ganha mais e mais importância, principalmente após a introdução da DIN 13849-1 ou NR12. Com ROBA-guidestop, os movimentos são muito mais seguros e têm maior eficiência energética, além da precisão do processo aumentada e uma superior capacidade de corte.
ROBA-guidestop. Inovação a serviço da segurança e eficiência.
Todos os países do mundo, em maior ou menor grau, já perceberam a importância de começar, agora mesmo, a caminhada em direção às fontes renováveis de energia. Além de um importante impacto no clima e na qualidade do ar, a economia também é influenciada pelo uso destas fontes diferenciadas de energia. Mas quais são estes impactos? Como eles acontecem? E o que mudarão em nossas vidas?
O cenário atual
Mas as vantagens de ROBA-guidestop não terminam aí: ele possui importantes componentes para o alívio de tensão e, por isso, proporciona um aumento significativo aumento da vida útil dos eixos em movimento.
ROBA-guidestop é um freio hidráulico de segurança que pode ser utilizado diretamente em guias lineares. O freio é integrado ao porte do guia e adaptado ao molde do trilho. As molas pré tensionadas pressionam os revestimentos de fricção no trilho por meio de um arranjo de amplificação de força. A transmissão de força funciona com a completa ausência de folga e é projetada para extrema rigidez. O freio é liberado com pressão de 70 bar e os pistões pressionam contra as molas prato, abrindo as “garras”. Estas molas prato permitem um curso longo e compensam as tolerâncias do trilho, sem nenhuma perda de força ou capacidade de frenagem.

ROBA-guidestop é um freio redundante, com sistema de frenagem independente. Com freios no motor, o acoplamento do eixo, os redutores e o fuso de esfera devem ser dimensionados, não só para o torque do motor, mas também para o torque de frenagem, que é geralmente mais elevado.
ROBA-guidestop é instalado diretamente no carro entre os dois patins da guia linear e atua diretamente sobre a carga. Assim, além de proporcionar níveis de segurança mais elevados, há o aumento do tempo de vida dos componentes de acionamento, gerando maior economia e reduzindo o número de manutenções preventivas ou paradas emergenciais da máquina.
Com ROBA-guidestop é possível alcançar uma rigidez superior a 1000 N/μm. Assim, é possível que, em interação com a carga movida, o controle do motor pode ser “desligado” durante o processo de usinagem, aliviando substancialmente a pressão sobre o fuso de esferas. E dependendo do tipo de usinagem isso significa uma grande economia de energia.
Outra vantagem da elevada rigidez tornou-se evidente durante os testes do ROBA-guidestop: ao ser instalado numa máquina protótipo, ele torna a máquina muito mais rígida, permitindo altas capacidades de corte. A máquina também tem sua vibração diminuída e, como consequência, a superfície usinada terá um acabamento melhor.
A utilização do ROBA-guidestop garante que os movimentos dos eixos carregados sejam realizados com segurança. Sua construção rígida minimiza as vibrações, melhorando a qualidade de usinagem, aliviando a pressão sobre os componentes de acionamento e ainda proporcionado grande economia de energia ao desligar o eixo.
