As suas máquinas precisam fazer corte angulado e interpolado de mármores e granito?
Se você respondeu SIM a alguma dessas perguntas, esse conteúdo é para você.
O crescimento do mercado brasileiro de rochas e a exportação para países como Estados Unidos, México, Itália e Canadá, fez com que as marmorarias optassem pelas rochas industriais como alternativa para suprir à demanda. Por isso, aumentou a necessidade de máquinas de corte que trabalhem com precisão e sem vibração.
Máquinas de corte automático, capazes de corte em ângulo e interpolado, com motores independentes para o giro da serra, elevação e deslocamento dos eixos são exigências do mercado.

O controle destes eixos é o requisito básico para fabricar uma máquina de corte, seja corte serra, multifios ou polidora de bordas.
A Sipro tem uma vasta experiência no setor de mármore e granito. Máquinas como serra ponte, polidora plana e de bordas e corte reto ou grau são algumas das que utilizam as suas aplicações.
O controle numérico da Sipro foi montado e configurado para operar máquinas de corte multifios e pode gerenciar aplicativos mono e multifios para o corte de blocos, além do corte de arame com interpolação de 5 eixos (corte de forma).
Para as máquinas de corte de fio, há duas aplicações: o SIAX A100 com tela de 7 ”ou SIAX M8 / T para painel interno com interface de usuário no terminal Android 10” ou 12 ”(HMIS10 e HMIS12), utilizado para máquinas mais complexas e interpoladas.
Para o polidor de bordas, a Sipro desenvolveu em seus próprios controles numéricos vários parâmetros prontos para serem usados. O controle numérico mais utilizado é o SIAX A100 com tela sensível ao toque de 7 ”ou uma interface de usuário separada no terminal Android 10” ou 12 ”(HMIS10 e HMIS12).
Os controles numéricos atuais da Sipro, como o modelo M8 que é utilizado nessas máquinas, incorpora muitos recursos avançados, como gerenciamento de RTCP (Rotating Tool Center Point) para cabeçotes de 5 (cinco) eixos, o duplo grupo de interpolações, o sistema anticolisão, o reinício no ponto em que parou o corte, compensação de raio de ferramenta, erro planar do plano de trabalho e algumas outras funções. A geração do código ISO do perfil de usinagem é feita por um software CAD/CAM externo que torna mais fácil e imediata a programação da máquina e pode ser descarregado no CNC Sipro via Ethernet FTP.
Para a serra de ponte, o controle numérico mais utilizado é o SIAX M8, acoplado ao painel da máquina e conectado a um PC industrial modelo CO15 com servomotores em comunicação Ethercat ou CanOpen.
A tecnologia, possibilidades e facilidades das aplicações Sipro é o que torna essa nossa parceira uma excelente opção para a sua indústria.
Quer entender melhor como implantar esses controladores na sua indústria e desenvolver um projeto que otimize custos e benefícios? Fale com um de nossos engenheiros clicando aqui.
