Um centro de pesquisa responsável por testes de eficiência e desgaste em engrenagens rosca sem-fim tem, como principal objetivo, resultados de medição confiáveis e precisos, e a conexão dos eixos de medição usados é de particular importância.
É pensando nos resultados obtidos nos estudos que a Mayr oferece acoplamentos especialmente adaptados para compensação de desalinhamento de eixo ROBA®-DS em transdutores de torque.
Esses acoplamentos são precisos, sem folga e rígidos de torção, por isso compensam quaisquer desalinhamentos ocorridos.
As engrenagens sem-fim, por sua vez, são usadas em uma ampla gama de aplicações, como na tecnologia de transportadores, extrusoras, elevadores, acionamentos ou engrenagens de direção para veículos.
Elas são de baixo ruído e baixa vibração em operação e permitem altas relações de marcha em um pequeno espaço de instalação. O centro de pesquisa testa constantemente e continuamente estes dispositivos para aumentar a eficiência e a capacidade de carga.
Os testes são realizados em bancadas de teste de engrenagem sem-fim especialmente adaptadas. Neles, a eficiência é determinada por meio da medição da diferença de desempenho na entrada e na saída do redutor testado.
Para resultados de medição precisos, a conexão dos eixos de engrenagem e os eixos de medição usados é de particular importância. Os eixos de medição devem ser apoiados em rolamentos livres de força para atingir a precisão de medição necessária.
Como minimizar parâmetros de transferência?
Os acoplamentos de compensação de desalinhamento do eixo por Mayr® Power Transmission são usados em conjunto com o transdutor de torque ou flange de medição, pois minimizam os parâmetros de interferência que afetam o flange de medição.
Estes parâmetros, ou as chamadas forças parasitas, ocorrem frequentemente devido a erros de alinhamento na linha de transmissão.
Isso significa que os desalinhamentos entre os lados de entrada e saída acontecem em quase todas as aplicações. Assim, os desalinhamentos radiais, angulares e axiais do eixo existentes levam a momentos fletores, bem como a forças radiais e axiais no flange de medição.
Normalmente, todos os desalinhamentos ocorrem simultaneamente. Mesmo o alinhamento mais preciso do trem de eixo – feito através do equipamento de alinhamento a laser de última geração disponível hoje – pode fornecer alívio limitado.
Além disso, os desalinhamentos por meio de tolerâncias existentes na precisão do tamanho dos componentes usados e por influências externas, como por exemplo a temperatura, não podem ser completamente eliminados.
É por isso que os acoplamentos de compensação de desalinhamento do eixo com torção rígida, como os acoplamentos de conjunto de discos ROBA®-DS 9110/9210, são acessórios indispensáveis para transdutores de torque.
Eles transmitem o torque livre de folga e com extrema rigidez torcional, compensando os desalinhamentos radiais, axiais e angulares existentes no eixo.
Portanto, eles não apenas garantem resultados de medição precisos, mas também fornecem a melhor proteção possível para o flange de medição, o elo mecanicamente mais fraco na linha de transmissão, garantindo, assim, uma longa vida útil.
Além da alta suavidade de funcionamento e baixo momento de inércia de massa, os acoplamentos são caracterizados pela qualidade de equilíbrio e são particularmente robustos e resistentes.
Sem restrições para torques nominais
“Para todos os acoplamentos de discos ROBA®-DS, os torques nominais indicados no catálogo podem ser usados sem restrições”, explica o gerente de produto da Mayr® Power Transmission.
Não é necessária redução no torque nominal devido ao desalinhamento, configuração geral de carga ou requisitos de balanceamento.
Estes acoplamentos são compactos, unem densidade de alto desempenho e são livres de folga absoluta: detalhes do projeto, como a explosão dos discos e o uso de buchas de formato especial, fornecem um fluxo de força livre de folga com excelente densidade entre a entrada e a saída.
Os acoplamentos ROBA®-DS transmitem torques até o torque nominal absolutamente livre de folga e com uma rigidez torcional consistentemente alta.
Por isso, os desalinhamentos de eixo especificados podem ser 100% utilizados sem afetar o torque transmissível.
Integração em quase qualquer banco de teste e constelação de unidade
A conexão dos acoplamentos ROBA®-DS e dos flanges de medição ao trem de eixo geralmente ocorre sem folga, por meio de cubos de disco de contração de alta qualidade.
Vários projetos de acoplamento especialmente adaptados aos diferentes requisitos do banco de testes e às opções de combinação permitem a integração de flanges de medição em quase qualquer bancada de teste.
Os designs padrão do acoplamento de flange de medição ROBA®-DS cobrem uma faixa de velocidade de 8.000 a 30.000rpm, dependendo do tamanho.
Para as aplicações de alta velocidade, a linha de acoplamentos de flange de medição com otimização de massa em alumínio ou titânio é a escolha perfeita.
A equipe de engenharia da Automotion é parceira da Mayr justamente para oferecer acoplamentos compactos e de alta densidade de desempenho.
Isso porque projetar um acoplamento em alumínio ou titânio só faz sentido quando ele não pode ser substituído por uma versão compacta de aço, mais rígida e capaz de suportar mais cargas alternadas.
Sendo assim, considere sempre a aplicação quando for selecionar o acoplamento e o material. Avalie as propriedades do material, por exemplo, como o peso, a rigidez ou resistência à fadiga.
A escolha precisa analisar as velocidades reais, alterações de carga, ciclos de carga, distâncias de rolamento e diâmetros de furo.
A partir disso, a relação preço / desempenho será mais assertiva.
Mais serviços: Um novo configurador on-line
A Mayr® Power Transmission desenvolveu um novo configurador on-line que permite aos próprios usuários montar acoplamentos de eixo do portfólio a partir de um navegador da web.
Isso significa que tarefas de padrão simples agora podem ser resolvidas de forma mais rápida e conveniente do que antes.
Mesmo assim, a equipe especialista da Automotion está disponível e pronta para atender a sua empresa e sanar todas as dúvidas.
Quer saber mais sobre esta linha ou avaliar todas as tecnologias disponíveis e qual delas é ideal para a sua indústria? Fale conosco agora mesmo.
Fig .: transmissão de energia mayr® Os acoplamentos de conjunto de discos ROBA®-DS garantem resultados de medição precisos, mas também fornecem proteção confiável para o transdutor de torque.