Freios de segurança para a proteção eficiente de pessoas e máquinas.
Os eixos verticais apresentam muitos riscos em sua operação, principalmente quando o trabalho deve ser realizado diretamente abaixo deles. Portanto, um sistema confiável para a proteção de máquinas-ferramentas e colaboradores é mais que necessário: é fundamental. Com a instalação de freios de segurança adicionais, estes riscos podem ser resolvidos de forma eficiente e econômica – graças a diversos princípios funcionais e formas de construção, também é possível adaptá-los para máquinas que já estão em operação. Combinado ao monitoramento e controle inteligente de freios, a transmissão de potência mayr® torna as máquinas-ferramenta seguras e adequadas para as especificações da Indústria 4.0.
Seja em uma falha na máquina-ferramenta, que deve ser corrigida rapidamente, ou simplesmente no carregamento de uma máquina com uma nova peça de trabalho – a operação diretamente sob os eixos verticais é frequentemente inevitável. A situação muitas vezes causa grande desconforto, e a preocupação não é completamente infundada: no caso de eixos carregados por gravidade, há sempre um risco potencial de que a carga caia ou se movimente sem controle. Por isso, é importante que o fabricante da máquina realize uma análise de risco para os eixos críticos de segurança durante o planejamento, além de determinar o Nível de Desempenho (PL) necessário de acordo com a norma DIN EN ISO 13849-1 (EUROPA) e NR12 (BRASIL). O objetivo é eliminar permanentemente a queda precipitada ou descontrolada da carga, nos quais as distancias longas de frenagem não são permitidas. Os fabricantes se deparam, desta maneira, com o desafio de garantir toda essa segurança, ao mesmo tempo em que criam um design eficiente, resistente e econômico. O uso de freios de segurança adicionais representa uma medida eficiente para atender a todos esses requisitos. Eles já podem ser planejados durante a construção, mas mesmo os sistemas existentes podem ser facilmente adaptados para oferecer toda esta segurança na linha de produção. Para isso, a mayr® powertransmission oferece uma ampla gama de freios de segurança extremamente confiáveis e especialmente desenvolvidos para a proteção de eixos carregados por gravidade.
Nunca comprometa a segurança
Os freios funcionam de acordo com um princípio à prova de falhas, com travamento na condição desenergizada. Desta forma, eles também podem fornecer segurança suficiente em situações críticas, como uma parada de EMERGÊNCIA ou uma falha de energia. Além disso, apenas materiais de reconhecida eficiência e testados são usados, garantindo total eficácia e segurança, em todos os momentos da operação ou nas paradas, sejam elas programadas ou não.
Um fator importante para a seleção do freio é a situação de instalação na máquina-ferramenta. Dependendo da construção, existem diferentes possibilidades para a integração ou adaptação de freios de segurança. Uma posição possível encontra-se diretamente entre o servomotor e o fuso. Com o sistema de freio ROBA®-topstop®, a mayr® powertransmission é capaz de oferecer um módulo independente que segura o eixo vertical de forma confiável em qualquer posição, mesmo que o motor tenha sido desmontado para fins de manutenção ou transporte. O eixo não precisa mais ser suportado, acelerando substancialmente o processo de substituição do motor de acionamento. Dessa forma, os custos são reduzidos e os tempos de parada para reparos são muito reduzidos. Com suas dimensões de flange adaptadas, o freio pode ser facilmente integrado mesmo em projetos já montados. O freio de segurança atende aos altos padrões IP e atualmente está disponível até a proteção IP65, ou seja, já está bem protegido contra a penetração de graxas ou névoa de óleo. Uma inspeção voluntária do protótipo através do Deutsche Gesetzliche Unfallversicherung (Seguro Estatutário de Acidentes, DGUV) confirma que o dispositivo de frenagem é um “componente testado e comprovado” em termos de categoria 1 de acordo com a norma DIN EN ISO 13849-1 e NR12.
Freios lineares confiáveis, também para fins de retrofit
O freio linear ROBA®-linearstop funciona independentemente do motor de acionamento, atuando em uma haste de freio separada e também oferecendo o máximo em segurança. A forma de construção compacta permite uma integração rápida em máquinas e sistemas já existentes. O freio linear ROBA®-linearstop está disponível para projetos eletromagnéticos, hidráulicos e pneumáticos. Todos os freios lineares da mayr® powertransmission são adequados para ações de frenagem de parada de emergência. Aversão pneumática também foi inspecionada e confirmada como um dispositivo de frenagem dinâmica de qualidade total pela TÜV (Inspetoria Técnica Alemã).
O ROBA®-pinionstop é um freio de segurança de abertura eletromagnética com pinhão apoiado por rolamento integrado. É, portanto, interessante se não houver hidráulica ou pneumática disponível ou se não houver sido planejada por algum motivo. Este freio também funciona independentemente do motor e é especialmente projetado para eixos com acionamentos de cremalheira. O pinhão integrado trava diretamente na haste dentada, sempre que necessário, e pode ser adaptado a sistemas existentes.
A fixação direta nas massas a serem travadas tem,na maioria das vezes, uma vantagem importante: os elementos de acionamento entre o motor e a massa móvel como fusos, porcas de fuso, acoplamentos de eixos ou engrenagens não influenciam os níveis de segurança. E é exatamente isso que o freio de segurança ROBA®-guidestop faz: ele é integrado a um carro e, juntamente a dois circuitos de freio independentes, prende diretamente na guia do trilho perfilado, sem folga e com alta rigidez.
O ROBA®-guidestop atua com perfeição mesmo em casos de parada de emergência ou falha de energia, freando a carga do movimento dinâmico até a parada.
Tecnologia de freios 4.0 – o futuro do monitoramento
As palavras-chave da Indústria 4.0 são evolução e controle. Neste sentido, o objetivo é mapear todos os processos digitalmente. Os dados assim coletados formam a base para processos inteligentes de planejamento, produção e fluxo de mercadorias. Mas a manutenção preventiva ou mesmo modelos de negócios completamente novos também devem se mover nesse sentido. Sob essas demandas, as exigências impostas ao monitoramento dos freios de segurança também estão aumentando. Nesse ambiente, o sistema de monitoramento de freios sem contato já se estabeleceu como padrão e funciona de forma totalmente confiável.
Com o módulo ROBA®-brake-checker, a mayr® powertransmission dá um passo adiante: sem o uso de sensores, ele monitora não apenas as condições de comutação, mas também o caminho de tensão ou as reservas de força de tração e detecta mudanças críticas de segurança na tensão, entreferro e temperatura. Portanto, muitos processos a mais são mapeados durante o monitoramento dos freios de segurança do que era monitorado até agora. Ao atingir as reservas de força de tração, o verificador de freio ROBA® emite um sinal de aviso, deixando tempo suficiente para permitir que o freio seja acionado por um determinado período. Isso dá ao operador tempo suficiente para realizar medidas de manutenção direcionadas e adaptadas ao processo de trabalho. Além disso, o módulo assume simultaneamente o controle do freio e, assim, substitui o retificador. O método funcional sem sensor significa que nenhum microinterruptor ou interruptor de proximidade precisa ser montado na parte externa do freio, possibilitando a que os freios possam ser instalados inalterados em sua forma básica. E não é necessária nenhuma fiação adicional – dependendo da classe de proteção – ou a vedação das chaves e chaves de proximidade, o que oferece todas as vantagens relacionadas em relação à liberdade de design e viabilidade econômica. O verificador de freio ROBA® funciona em um ambiente protegido dentro do painel de controle e, portanto, não está exposto aos impactos e vibrações a que sempre está sujeito quando instalado diretamente na máquina.
Possíveis situações de instalação para freios de segurança por transmissão de potência mayr® em uma máquina-ferramenta com eixo vertical: freio montado diretamente no servomotor, freio linear em uma haste de freio separada e freio de trilho perfilado diretamente na massa móvel. Fig.: transmissão de potência mayr® / Michael Paetow
O ROBA®-topstop®, o sistema de freio de segurança modular para fixação do servomotor do lado do rolamento A, mantém o eixo Z seguro em qualquer posição – mesmo com o servomotor desmontado. Fig.: transmissão de potência mayr®
A unidade de freio compacta ROBA®-linearstop atua em uma haste e, portanto, freia independentemente do sistema de acionamento existente. Fig.: transmissão de potência mayr®
Freios de trilho perfilados, como o ROBA®-guidestop, atuam diretamente na massa em movimento. Os elementos de acionamento entre o motor e a massa móvel, portanto, não têm influência na segurança. Fig.: transmissão de potência mayr®
O freio eletromagnético ROBA®-pinionstop trava diretamente na haste dentada usando o pinhão integrado. Fig.: transmissão de potência mayr®
Tecnologia de travagem 4.0 com ROBA®-brake-checker: monitorização permanente do estado de comutação, temperatura e desgaste dos travões. O módulo também assume os controles. Fig.: transmissão de potência mayr®