
A interface homem máquina ganha características otimizadas
Você conhece as vantagens da interface homem máquina? Sabe em que condições operam alguns computadores industriais? Se você respondeu não a alguma dessas perguntas, esse artigo é para você. As máquinas compactas, sistemas de manipulação, máquinas para alimentos e bebidas ou para a indústria farmacêutica, entre tantas outras, costumam operar em ambientes quentes ou com produtos químicos que causam desgastes. Parar uma máquina com a finalidade de mexer em seu sistema operacional causa diversos problemas: desde o prejuízo do tempo de parada de máquina e setup da linha de produção até a exposição de operadores a riscos e vulnerabilidade de componentes sensíveis da máquina. A interface homem máquina – IHM permite ações sem que seja necessário mexer no sistema operacional da máquina. Na indústria, essa exibição de imagens permite maior acessibilidade e controle. Esse tipo de dispositivo está disponível também para painéis robustos e aplicações específicas e facilita o uso dos CLPs por otimizarem os processos e sua comunicação. Solução SE – Fácil integração e características otimizadas O terminal gráfico Magelis™ GTO é uma expansão da popular série IHM Magelis para painéis avançados com adição de novos recursos otimizados, alto desempenho e um incomparável nível de qualidade de exibição de imagem para ambientes industriais. Essa IHM é ideal para ambientes severos – altas temperaturas (55°C em unidades sem teclado, 50°C em unidades com teclado). É composta por painéis em aço inoxidável para aplicações em alimentos e bebidas ou indústria farmacêutica, além de acessório para proteção traseira contra produtos químicos e substâncias oleosas em máquinas instaladas em ambientes agressivos. De fácil integração e adaptação, utiliza comunicação Ethernet incorporada para todos modelos com grande variedade de serviços web (Webgate, servidores FTP, servidores Diag) e 2 linhas seriais para comunicação com dispositivos na máquina. As interfaces são atualizadas via USB 2.0 / cartão SD para permitirem a fácil manutenção e boas ligações com periféricos. A facilidade na instalação e na manutenção, especialidade dos engenheiros da Automotion, combinadas à adaptação ao seu ambiente, tornam essa interface compacta a solução ideal para o controle dos seus processos, a economia de energia e com custos operacionais, além de oferecer segurança aos seus operadores, graças à possibilidade de operação remota.Fale com um de nossos engenheiros e conheça as vantagens e ganhos que essa solução pode trazer para a sua indústria.

Case – Automatização de processo em Usina de Açúcar Orgânico
O seu processo de produção é totalmente automatizado? Se você respondeu não, ou se a sua indústria possui máquinas complexas, para embalagens, processos têxteis, manipulação e elevação de materiais, esse conteúdo é para você. Uma usina de açúcar orgânico de Monte Mor, interior de São Paulo, está implantando uma nova unidade no Paraguai cujo processo de produção é totalmente automatizado e escolheu a experiência e qualificação da equipe de engenharia da Automotion como responsável por todo o projeto de automação nessa nova planta. A Unidade Paraguai O projeto conta com uma CPU central que irá controlar todo o processo por meio de 8 painéis auxiliares, sendo 4 painéis de gestão de energia de toda a planta e 4 de controle das fases do processo. Para otimizar os custos de implantação, serão utilizadas CPLs trabalhando como IOs remotas que levarão todos os dados do campo para o painel central através de rede ethernet e da rede ethernet novamente ao painel central. Algumas soluções Schneider Electric utilizadas: Controladores de processo: Um software de programação de alta performance de operação, depuração e programação comum para as famílias de CLPs. Linha Eurotherm As soluções Eurotherm evitam danos nas pás das torres de resfriamento, em motores, compressores e bombas. Nesse projeto, os sistemas de monitoramento possuem entradas universais e módulos de saída opcionais. Se a sua indústria possui máquinas complexas, para embalagens, processos têxteis, manipulação de materiais e elevação, os controladores de processo são uma excelente solução. Os detectores de vibração são de fácil instalação e têm vida longa, pois são à prova de tempo e explosão e sensíveis à aceleração (medem forças destrutivas). Os modelos mecânicos não requerem alimentação e nem manutenção. Vibraswitch Esse detector de mal funcionamento oferece proteção para grandes motores, bombas e/ou compressores. É destinado para áreas de risco ou não e tem certificados ATEX e CE. A tecnologia do detector Vibraswitch é ideal para torres de resfriamento, bombas e compressores de múltiplas aplicações. Quer entender melhor como você pode automatizar a sua indústria, reduzir custos e diminuir os problemas com manutenção e setup de máquinas? Converse conosco. Nossa equipe de engenharia está a postos.

Schaeffler Brasil recebe o Summit 2019 Automotion
Em comemoração aos 25 anos da Automotion, os clientes parceiros estão recebendo especialistas técnicos selecionados cuidadosamente para apresentar conteúdo relevante aos seus negócios. Em 14/05/2019 a Schaeffler Brasil reuniu alguns de seus especialistas de máquinas especiais, engenharia mecânica e elétrica para receberem as orientações de Uwe Richter, Engenheiro Mecânico responsável pela Gerência de Vendas da Mayr em Bavária, Alemanha. O tema que abriu a manhã foram as aplicações seguras e de alta velocidade. Em seguida, o Engenheiro Guilherme Lourenço, responsável pelo Departamento de Mecânica da Automotion, falou sobre o dimensionamento em diversas aplicações. O evento contou ainda com esclarecimentos quanto à indústria 4.0 e debateu o Upgrade Berger para novas soluções RTA em fornos, tema conduzido por André Rogério, Engenheiro responsável pelo Departamento de Automação da Automotion. O último especialista a se apresentar foi Carlos Trivellato, Engenheiro Elétrico da Schneider Electric, responsável pela palestra sobre Gestão de Energia. Nosso sucesso está no cuidado dispensado aos nossos clientes e seus negócios. Que juntos possamos construir os próximos 25 anos.