Facebook Instagram Linkedin Youtube
Site Institucional
Acoplamento
Atuadores Lineares
Atuadores Lineares DC
Conectores Rotativos
Controladores e Motion-control
Controladores-Multieixo
Cremalheiras e Pinhoes
Elau Pacdrive3
Freios eletromagnéticos de segurança
Previous
Next
Um texto explicartivo sobre o seguimento em questão
Alimentos e Bebidas
<a href="https://blog.automotion.com.br/categoria/alimentos-e-bebidas/">Alimentos e Bebidas</a>
Um texto explicartivo sobre o seguimento em questão
Plástico
<a href="https://blog.automotion.com.br/categoria/plastico/">Plástico</a>
Um texto explicartivo sobre o seguimento em questão
Metal Mecânico
<a href="https://blog.automotion.com.br/categoria/metal-mecanico/">Metal Mecânico</a>
Um texto explicartivo sobre o seguimento em questão
Embalagem
<a href="https://blog.automotion.com.br/categoria/embalagem/">Embalagem</a>
Um texto explicartivo sobre o seguimento em questão
Automação Geral
<a href="https://blog.automotion.com.br/categoria/automacao-geral/">Automação Geral</a>
Previous
Next

Freio ROBA

Manipulador de embalagem – Sistema pick and place cartesiano
Automação Geral, Todos

Manipulador de embalagem – Sistema pick and place cartesiano

Deslocamento linear do eixo de elevação e translação Um fabricante de máquinas do setor de embalagens solicitou que o dispositivo de manipulação, responsável pela movimentação de recipientes até um forno industrial, conseguisse manusear de forma dinâmica um produto com massa de 500 kg, velocidades de até 2,0 m/s e aceleração de até 5 m/s2. Para a movimentação do sistema de dois eixos foi requisitada alta precisão de posicionamento e devido à alta aceleração a força também foi um fator a ser dimensionado. Usando os cálculos da AUTOMOTION, o resultado é um sistema compacto com cremalheira e pinhão para deslocamento horizontal de 16 metros e deslocamento vertical de 4 metros. O sistema de cremalheira, pinhão e redutor planetário, deslocam com precisão os eixos de elevação e translação para manuseio dos recipientes dessa indústria de alimentos. Contamos para esta aplicação com uma solução de cremalheira e pinhão de alto desempenho fabricada na Alemanha pela ATLANTA GmbH e com diversas classes de precisão, que variam entre 0,012 mm à 0,200 mm. A opção utilizada foi por dentes helicoidais para se obter um baixo nível de ruído e alta capacidade de força. Como evitar o alto risco de acidente ao operador no eixo vertical? Adicionalmente à movimentação da carga, o eixo da elevação (vertical) possui um alto risco de acidentes e é requisitado um sistema de segurança adicional ao freio do servo motor. Este freio deve atuar para manter a carga suspensa, mas também para garantir que o eixo não irá descer em uma situação de EMERGÊNCIA. Por falar em riscos, os sistemas redundantes de segurança são exigidos pela NR12, confira nesse conteúdo disponível em nosso site: Clique para acessar O freio eletromagnético ROBA topstop atende a todos os requisitos de segurança da NR12, alcançando a categoria de segurança PLe, quando há risco eminente de acidente na área e o operador permanece frequentemente nela. Alguns opcionais desse dispositivo Mayr: Flange customizado para qualquer tipo de servo motor; Diferentes opções de tensão – 24VDC a 480 VAC; Monitor de abertura e fechamento do freio; Opção de liberação manual da alavanca; Monitor de desgaste. Esta solução da Mayr tem por característica ser um freio com princípio de segurança, ou seja, mesmo quando tem o máximo desgaste da pastilha (rotor) o freio não irá liberar o eixo. Portanto, não há risco de queda. Confira a aplicação nesse vídeo disponível em nosso canal:

AutoMotion
setembro 4, 2020
Trabalhando sob eixos verticais com segurança
Metal Mecânico, Todos

Trabalhando sob eixos verticais com segurança

Você quer combinar segurança, economia e eficiência nos eixos verticais das suas máquinas? Quer conhecer sistemas de freios de segurança com controle e monitoramento adequados à indústria 4.0? Se você respondeu SIM a alguma dessas perguntas, esse conteúdo é para você O trabalho diretamente sob eixos verticais é, na maioria das situações, inevitável. Máquinas ferramenta ou sistemas de pick and place são exemplos de situações nas quais a segurança do operador está constantemente sob risco. Mesmo com a máquina estacionada, a situação geralmente causa um grande desconforto e as preocupações não são completamente infundadas: no caso de eixos verticais, há sempre um risco potencial de que a carga caia ou desça de maneira incontrolável. Portanto, o fabricante da máquina deve realizar uma análise de risco para eixos verticais durante o projeto e deve determinar o nível de desempenho de segurança requerido (PL) DIN EN ISO 13849-1 ou NR12. Considerando os riscos, a segurança em eixos verticais deve ser cuidadosamente analisada, em operação e quando o operador deve trabalhar sob estes eixos realizando o setup ou ajuste na máquina. Operações dentro da categoria PLd ou PLe exigem freios de segurança adicionais ao freio do motor.  A etapa de projeto da máquina deve excluir permanentemente o risco de queda e longas distâncias de frenagem. O desafio dos fabricantes é garantir a segurança e criar um design econômico. Para esse fim, a Mayr® oferece uma ampla linha de freios de segurança confiáveis, que foram especialmente desenvolvidos para a proteção de eixos verticais. Combinada ao monitoramento e controle inteligentes dos freios, a Mayr® torna as máquinas-ferramentas, transportadores, prensas e termoformadoras seguras e adequadas às especificações da Indústria 4.0. Esses freios operam dentro da categoria DIN EN ISO 13849-1 e NR12.  Soluções eficientes na proteção de máquinas e operadores Os freios funcionam de acordo com o princípio de segurança, o que significa que eles são fechados em condições desenergizadas. Dessa forma, eles também podem fornecer segurança suficiente em situações críticas, como uma parada de emergência ou uma falha de energia. Um fator importante para a seleção do freio é a situação da instalação na máquina. Dependendo da construção, existem diferentes possibilidades para a integração ou adaptação de freios de segurança. Uma posição possível está diretamente entre o servomotor e o eixo. O sistema de freio ROBA®-topstop® conta com a transmissão de potência Mayr® e pode oferecer um módulo independente que mantém o eixo vertical de maneira confiável em qualquer posição, mesmo que o motor tenha sido desmontado para fins de manutenção ou transporte.  O eixo não precisa mais ser mecanicamente suportado, o que, por exemplo, acelera substancialmente o processo de substituição do servo motor. Dessa forma, os custos são reduzidos e os tempos de parada para reparos são substancialmente mais curtos. Graças às suas dimensões de flange adaptadas, o freio pode ser facilmente integrado em construções existentes. O freio de segurança atende aos altos padrões de IP e está disponível até a proteção IP65.  Uma inspeção voluntária realizada pelo Deutsche Gesetzliche Unfallversicherung (DGUV) confirma que o dispositivo de frenagem é um “componente testado e comprovado” nos termos da categoria 1, de acordo com a DIN EN ISO 13849-1 e NR12. Freios lineares confiáveis O freio linear ROBA®-linearstop funciona independentemente do motor de acionamento. Ele atua em uma haste de freio separada e também oferece o máximo de segurança. A forma compacta de construção permite uma rápida integração em máquinas e construções de sistemas já existentes. O freio de segurança linear ROBA® linearstop está disponível nos modelos eletromagnético, hidráulico e pneumático.  Todos os freios lineares da Mayr® são adequados para ações de frenagem de parada de emergência; a versão pneumática também foi inspecionada e confirmada como um dispositivo de frenagem dinâmica de qualidade total pela TÜV (Inspeção Técnica Alemã). O ROBA®-pinionstop é uma outra solução que combina o freio de segurança eletromagnético com um pinhão integrado suportado por rolamentos. Portanto, é ideal se não houver hidráulica ou pneumática disponível ou se não foram planejadas por alguma razão. Esse freio também funciona independentemente do motor e foi especialmente projetado para eixos com acionamentos por cremalheira. O pinhão integrado trava diretamente nos dentes e pode ser adaptado nos sistemas existentes. A fixação direta nas cargas a serem mantidas ou travadas tem uma vantagem importante: os elementos de acionamento entre o motor e a massa em movimento, como eixos, acoplamentos de eixos ou engrenagens, não influenciam os níveis de segurança. E é exatamente isso que o freio de segurança ROBA®-guidestop faz: ele é integrado a um carro e, juntamente com dois circuitos de freio independentes, prende-se diretamente à guia linear, sem folga e com alta rigidez. O ROBA®-guidestop está pronto, mesmo em caso de parada de emergência ou falha de energia, e freia a carga desde o movimento dinâmico até a “holding”. Quer saber como essas soluções podem gerar eficiência e economia para a sua indústria, além de proteção? Clique aqui e converse com um de nossos engenheiros.

AutoMotion
fevereiro 19, 2020

Produtos
  • Acoplamento
  • Atuadores Lineares
  • Atuadores Lineares DC
  • Conectores Rotativos
  • Controladores e Motion-control
  • Controladores-Multieixo
  • Cremalheiras e Pinhoes
  • Elau Pacdrive3
  • Freios eletromagnéticos de segurança
Posts recentes
  • Limitador de torque em grades de barras no tratamento de água maio 13, 2025
  • Redutor Rosca Sem-Fim para Servo Motor ATLANTA abril 17, 2025
  • Limitadores de Torque Mayr: a solução superior aos pinos de cisalhamento abril 1, 2025
  • Nova Linha rIO: eficiência e desempenho em módulos Ethercat março 17, 2025
  • Cobots: a revolução colaborativa na indústria fevereiro 27, 2025
Faça sua cotação
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Automotion 2022 Soluções em Automação.

SoulRocket - Todos os diretos reservados.