
Menor desperdício de processos e redução do consumo de energia para a sua indústria
Os seus controladores de processo oferecem controle multifuncional e visualização móvel/remota integrada? A sua equipe consegue fazer o diagnóstico dinâmico de programas utilizando um único ambiente de programação no seu CLP? Você sabia que um CLP ambientado para a indústria 4.0 pode reduzir o seu custo com o consumo de energia? Se você respondeu NÃO a alguma dessas perguntas esse conteúdo é para você. Se você quer registrar, monitorar e controlar os processos da sua operação industrial, escolha um CLP que possibilite a coleta de informações utilizando a inteligência da automação da indústria 4.0. A equipe de engenharia já falou aqui na Newsletter sobre o porquê dos CLPs serem computadores indispensáveis para a sua indústria. Hoje nós vamos apresentar a você mais uma solução da linha Eurotherm by Schneider Electric – o E+ PLC100. Plataforma aberta com controle integrado e formato resistente a violações O E+ PLC100 é uma plataforma aberta de PLC projetada com controle integrado, programador de ponto de ajuste e gravação, tudo em um uma única estrutura compacta. A funcionalidade completa do CLP é fornecida pelas linguagens IEC 61131-3 no CODESYS IDE para facilitar o uso. A visualização móvel / remota está integrada nessa solução e a Interface Homem Máquina possui tela sensível ao toque intuitiva. Há quatro entradas analógicas e até três entradas digitais, duas saídas lógicas, três saídas de relé e três saídas CC. A comunicação Modbus TCP Master / Slave permite fácil integração do E+ PLC100 em sistemas mais amplos. A gravação interna em arquivos resistentes a violações no ponto de medição, combinada à segurança OEM, permite aos fabricantes atender requisitos rigorosos de dados regulatórios de processos. O E+ PLC fornece visualização incorporada que permite o diagnóstico dinâmico de programas, juntamente com o desenvolvimento simultâneo do processo final. Contidas em um único ambiente de programação, as exibições de processo são criadas com facilidade para uso onde e quando você precisar. Essa solução permite maior precisão e, por consequência, a redução do uso de energia, reduzindo o tempo de processamento, minimizando o desperdício e melhorando a qualidade do produto final. E esses benefícios vão impactar positivamente a sua lucratividade. A tomada de decisões fica por conta dos dados, diminuindo o risco e a responsabilidade do fator humano no processo. E você? Quer dar um passo rumo à inovação? Para saber se o E+ PLC100 é a solução ideal para a sua indústria, converse com um de nossos engenheiros clicando aqui.

Proteja máquinas e equipamentos de danos causados pela vibração
Você consegue identificar preditivamente falhas que possam oferecer riscos aos seus equipamentos? Você conhece os benefícios dos detectores de vibração? Se respondeu não a alguma dessas perguntas, esse conteúdo é para você. Quando ocorre uma falha mecânica, que pode estar relacionada aos rolamentos, lâminas quebradas, ventiladores e uma série de outros componentes, o nível de vibração da máquina excede o set point, pois a aceleração está diretamente ligada às forças de impacto (choques). Caso a sua máquina tenha um sistema rotativo que não esteja protegido diante desses problemas, o dano é certo e perigoso, além dos grandes custos diretos e indiretos com o setup da máquina. Os detectores de vibração protegem os equipamentos rotativos de danos causados por mau funcionamento mecânico. Caso a máquina exceda o set point, um sistema de alarme é ativado automaticamente ou um circuito de parada programada, o que permite agir antes de danos prejudiciais. Os detectores de vibração podem ser mecânicos ou eletrônicos. Pensando na facilidade de instalação, na manutenção e no melhor custo x benefício para a sua indústria, nossos engenheiros indicam a solução Eurotherm: Vibraswitch mecânico: Esse dispositivo emprega um circuito magnético de um lado, e do outro um conjunto de forças de mola inerte e ajustável no mecanismo. Há versões à prova de tempo e à prova de explosão. Um campo magnético atua quando o nível de vibração ultrapassa o setpoint pré-ajustado e, por alarme ou parada programada, os danos são evitados. A bobina é rearmada através de um pulso de tensão. Vibraswitch eletrônico: Possui as mesmas características e versões do detector mecânico, mas oferece a opção de “Start Delay”, pré-ajustado para o retardo de acionamento da partida e “Monitor Delay”, para retardo de acionamento tanto da partida quanto da operação. O Monitor Delay previne o incômodo das paradas programadas pela queda do Vibraswitch durante o aumento do nível das vibrações transientes, devido ao reinício automático do Vibraswitch. Os compressores de refrigeração, por exemplo, possuem contínua e elevada vibração. Nesse caso o Vibraswitch desarma e é restaurado imediatamente, desarma outra vez e é novamente restaurado. O Vibraswitch oferece a opção de reset local ou remoto. https://www.automotion.com.br/eurotherm/ Agora você já sabe como proteger o sistema rotativo da sua máquina. Converse com um engenheiro da Automotion e avalie o melhor custo x benefício para a sua indústria.

Case – Automatização de processo em Usina de Açúcar Orgânico
O seu processo de produção é totalmente automatizado? Se você respondeu não, ou se a sua indústria possui máquinas complexas, para embalagens, processos têxteis, manipulação e elevação de materiais, esse conteúdo é para você. Uma usina de açúcar orgânico de Monte Mor, interior de São Paulo, está implantando uma nova unidade no Paraguai cujo processo de produção é totalmente automatizado e escolheu a experiência e qualificação da equipe de engenharia da Automotion como responsável por todo o projeto de automação nessa nova planta. A Unidade Paraguai O projeto conta com uma CPU central que irá controlar todo o processo por meio de 8 painéis auxiliares, sendo 4 painéis de gestão de energia de toda a planta e 4 de controle das fases do processo. Para otimizar os custos de implantação, serão utilizadas CPLs trabalhando como IOs remotas que levarão todos os dados do campo para o painel central através de rede ethernet e da rede ethernet novamente ao painel central. Algumas soluções Schneider Electric utilizadas: Controladores de processo: Um software de programação de alta performance de operação, depuração e programação comum para as famílias de CLPs. Linha Eurotherm As soluções Eurotherm evitam danos nas pás das torres de resfriamento, em motores, compressores e bombas. Nesse projeto, os sistemas de monitoramento possuem entradas universais e módulos de saída opcionais. Se a sua indústria possui máquinas complexas, para embalagens, processos têxteis, manipulação de materiais e elevação, os controladores de processo são uma excelente solução. Os detectores de vibração são de fácil instalação e têm vida longa, pois são à prova de tempo e explosão e sensíveis à aceleração (medem forças destrutivas). Os modelos mecânicos não requerem alimentação e nem manutenção. Vibraswitch Esse detector de mal funcionamento oferece proteção para grandes motores, bombas e/ou compressores. É destinado para áreas de risco ou não e tem certificados ATEX e CE. A tecnologia do detector Vibraswitch é ideal para torres de resfriamento, bombas e compressores de múltiplas aplicações. Quer entender melhor como você pode automatizar a sua indústria, reduzir custos e diminuir os problemas com manutenção e setup de máquinas? Converse conosco. Nossa equipe de engenharia está a postos.