
Menor desperdício de processos e redução do consumo de energia para a sua indústria
Os seus controladores de processo oferecem controle multifuncional e visualização móvel/remota integrada? A sua equipe consegue fazer o diagnóstico dinâmico de programas utilizando um único ambiente de programação no seu CLP? Você sabia que um CLP ambientado para a indústria 4.0 pode reduzir o seu custo com o consumo de energia? Se você respondeu NÃO a alguma dessas perguntas esse conteúdo é para você. Se você quer registrar, monitorar e controlar os processos da sua operação industrial, escolha um CLP que possibilite a coleta de informações utilizando a inteligência da automação da indústria 4.0. A equipe de engenharia já falou aqui na Newsletter sobre o porquê dos CLPs serem computadores indispensáveis para a sua indústria. Hoje nós vamos apresentar a você mais uma solução da linha Eurotherm by Schneider Electric – o E+ PLC100. Plataforma aberta com controle integrado e formato resistente a violações O E+ PLC100 é uma plataforma aberta de PLC projetada com controle integrado, programador de ponto de ajuste e gravação, tudo em um uma única estrutura compacta. A funcionalidade completa do CLP é fornecida pelas linguagens IEC 61131-3 no CODESYS IDE para facilitar o uso. A visualização móvel / remota está integrada nessa solução e a Interface Homem Máquina possui tela sensível ao toque intuitiva. Há quatro entradas analógicas e até três entradas digitais, duas saídas lógicas, três saídas de relé e três saídas CC. A comunicação Modbus TCP Master / Slave permite fácil integração do E+ PLC100 em sistemas mais amplos. A gravação interna em arquivos resistentes a violações no ponto de medição, combinada à segurança OEM, permite aos fabricantes atender requisitos rigorosos de dados regulatórios de processos. O E+ PLC fornece visualização incorporada que permite o diagnóstico dinâmico de programas, juntamente com o desenvolvimento simultâneo do processo final. Contidas em um único ambiente de programação, as exibições de processo são criadas com facilidade para uso onde e quando você precisar. Essa solução permite maior precisão e, por consequência, a redução do uso de energia, reduzindo o tempo de processamento, minimizando o desperdício e melhorando a qualidade do produto final. E esses benefícios vão impactar positivamente a sua lucratividade. A tomada de decisões fica por conta dos dados, diminuindo o risco e a responsabilidade do fator humano no processo. E você? Quer dar um passo rumo à inovação? Para saber se o E+ PLC100 é a solução ideal para a sua indústria, converse com um de nossos engenheiros clicando aqui.

Case – Automatização de processo em Usina de Açúcar Orgânico
O seu processo de produção é totalmente automatizado? Se você respondeu não, ou se a sua indústria possui máquinas complexas, para embalagens, processos têxteis, manipulação e elevação de materiais, esse conteúdo é para você. Uma usina de açúcar orgânico de Monte Mor, interior de São Paulo, está implantando uma nova unidade no Paraguai cujo processo de produção é totalmente automatizado e escolheu a experiência e qualificação da equipe de engenharia da Automotion como responsável por todo o projeto de automação nessa nova planta. A Unidade Paraguai O projeto conta com uma CPU central que irá controlar todo o processo por meio de 8 painéis auxiliares, sendo 4 painéis de gestão de energia de toda a planta e 4 de controle das fases do processo. Para otimizar os custos de implantação, serão utilizadas CPLs trabalhando como IOs remotas que levarão todos os dados do campo para o painel central através de rede ethernet e da rede ethernet novamente ao painel central. Algumas soluções Schneider Electric utilizadas: Controladores de processo: Um software de programação de alta performance de operação, depuração e programação comum para as famílias de CLPs. Linha Eurotherm As soluções Eurotherm evitam danos nas pás das torres de resfriamento, em motores, compressores e bombas. Nesse projeto, os sistemas de monitoramento possuem entradas universais e módulos de saída opcionais. Se a sua indústria possui máquinas complexas, para embalagens, processos têxteis, manipulação de materiais e elevação, os controladores de processo são uma excelente solução. Os detectores de vibração são de fácil instalação e têm vida longa, pois são à prova de tempo e explosão e sensíveis à aceleração (medem forças destrutivas). Os modelos mecânicos não requerem alimentação e nem manutenção. Vibraswitch Esse detector de mal funcionamento oferece proteção para grandes motores, bombas e/ou compressores. É destinado para áreas de risco ou não e tem certificados ATEX e CE. A tecnologia do detector Vibraswitch é ideal para torres de resfriamento, bombas e compressores de múltiplas aplicações. Quer entender melhor como você pode automatizar a sua indústria, reduzir custos e diminuir os problemas com manutenção e setup de máquinas? Converse conosco. Nossa equipe de engenharia está a postos.

Automatizando uma Máquina de Produção de Vassouras
Automação no Processo de Produção de Vassouras Projeto desenvolvido para a melhoria do processo produtivo de um equipamento antigo de fabricação de vassouras, realizado para um fabricante de máquinas de produção de vassouras. O processo anterior consistia no ajuste manual dos moldes (cepa) de vassouras, resultando em desperdício da capacidade produtiva do equipamento. O objetivo do projeto foi reduzir o tempo de setup da máquina, assim aumentando a eficiência do processo produtivo. Para tanto foi necessário que a equipe de Engenharia de Desenvolvimento da Automotion realizasse o levantamento de requisitos, desenvolvimento do software, levantamento e desenho elétrico, montagem do painel elétrico e instalação em campo até ser possível o startup da aplicação. Desenvolvimento O projeto de automação realizou a comunicação dos Servo Drives por CanOpen utilizando integralmente produtos Schneider Electric para sua realização, sendo eles: CLP Modicon 241: 24 Pontos de entrada e saída e comunicação CanOpen e Ethernet; IHM Magelis GXU: tela de 7” Touch Screen, colorida; Servo drive LXM 28; Servo motores BCH: baixa inércia e suporte para diversas potências. Resultados Com a automação do processo foi possível atingir os seguintes resultados: Aumento de 100 % na produtividade em relação ao equipamento anterior. Redução do tempo de parada para setup. Retenção de receitas na IHM e armazenamento externo por USB (segurança back-up) Paradas mais precisas e facilidade na troca das cepas já produzidas. Melhora na dinâmica da máquina, com redução de paradas para manutenção e diminuição do ruído durante a produção de peças. Os produtos aplicados a esse projeto também podem ser utilizados em máquinas tipo Flow-pack, Rotuladoras, Envase, Corte e Solda e outras. Todos os produtos utilizados para esse projeto podem ser encontrados em: http://www.automotion.com.br