Os freios que atuam em hastes cilíndricas ou em guias lineares são dois sistemas de frenagem de segurança comprovados frequentemente usados para proteger os movimentos lineares.
Isso inclui, por exemplo, os freios ROBA®- linearstop (haste cilíndrica) e os freios ROBA®-guidestop (guias lineares) da Mayr®, que atuam por transmissão de força.
Esses freios lineares são particularmente adequados para uso em eixos verticais, uma vez que são montados diretamente nas massas a serem freadas ou sustentadas. Elementos de acionamento, como correias dentadas, acoplamentos ou fuso de esferas, podem danificar ou sofrer sobrecargas, o que influencia diretamente na segurança do eixo.
Mesmo em situações estacionadas, estes componentes podem quebrar e causar graves acidentes ao operador que está fazendo um ajuste, setup ou mesmo a limpeza da máquina.
Se os freios lineares também forem usados como uma segunda unidade de freio, por exemplo, além de um freio motor, seu princípio de operação – em uma haste ou guia – também garante redundância de alta qualidade, com exclusão dos mesmos erros.
Esses dispositivos podem ser usados em muitos campos de aplicação diferentes. Esta é a razão pela qual a Mayr® oferece uma ampla gama de freios lineares em projetos pneumáticos, hidráulicos e eletromagnéticos.
Essa parceira da Automotion é “a única fabricante a oferecer freios lineares de abertura elétrica que também são freios de segurança”, explica Bernd Kees, gerente de produto da Mayr® Power Transmission em Mauerstetten. “Os usuários que procuram soluções podem recorrer a nós para sistemas com hastes cilíndricas e guias lineares“, complementa Kees.
Existe risco de queda mesmo em eixo estacionado
A maioria dos freios lineares disponíveis no mercado funcionam como unidades de fixação estáticas e foram projetadas para manter os eixos com segurança parados.
No entanto, pode haver pessoas sob cargas suspensas durante a operação inicial, manutenção ou mesmo durante o processo de produção sem que a transferência de carga para o freio linear mecânico tenha ocorrido primeiro.
Se o inversor falhar completamente durante essas condições de operação, o freio linear sozinho é responsável pela desaceleração confiável da carga. Essas ações de frenagem dinâmica ocorrem repetidamente na prática.
Portanto, ao fazer sua seleção, os usuários devem certificar-se de que as unidades de fixação são projetadas de forma que também sejam adequadas para ações de frenagem de emergência.
A transmissão de força Mayr® submete as unidades a testes dinâmicos em uma bancada de teste de queda, especialmente projetada para freios lineares. Esta bancada permite acelerar diferentes pesos, as chamadas massas de carga, para diferentes velocidades de queda e, em seguida, desacelerar estas massas.
Desta forma, os fatores de influência podem ser determinados em um cenário realista, porque somente os produtos que foram testados em condições reais podem atender a todos os requisitos sem problemas.
O projeto eletromagnético da série de freios linear ROBA®- linearstop foi aprovado para monitoramento com o módulo ROBA®- Brake-checker. É o único freio pinhão e cremalheira eletromagnético do mercado.
Fig .: transmissão de energia Mayr®
O freio de segurança ROBA®- guidestop sem folga atua diretamente sobre as massas móveis dos eixos verticais. Portanto, fornece um alto nível de segurança e minimiza o risco de perigo para as pessoas.
Fig .: transmissão de energia Mayr®
Se você precisa garantir a segurança de seus operadores e a eficiência da proteção de seus sistemas lineares, fale com a equipe de engenharia da Automotion. Nós temos a solução ideal para manter a sua empresa em alta produtividade e protegida.