Quer saber como os atuadores elétricos melhoram o processo?
Quais as vantagens do servo acionamento em atuadores?
Quais indústrias estão usando atuadores elétricos em seu benefício?
Se você respondeu SIM a alguma dessas perguntas, este conteúdo é para você.
Os atuadores hidráulicos têm algumas vantagens em certos casos. Eles possuem alta densidade de potência, baixo custo de aquisição de componentes, alta rigidez e são uma tecnologia comumente usada com várias saídas comerciais. No entanto, em certas situações, os atuadores hidráulicos podem ser menos benéficos para um sistema. Elencamos aqui alguns motivos:
- Baixa precisão;
- Repetibilidade moderada;
- Instalação e manutenção complexas;
- Alto custo de instalação;
- Baixa eficiência energética;
- Grande impacto ambiental.
Optando pelos atuadores elétricos, você diminui o custo de manutenção e instalação, o custo de energia, os ruídos na linha e acaba com o descarte de fluidos hidráulicos. Sabe porquê isso é possível?
Os atuadores elétricos oferecem:
- Alta velocidade e força;
- Flexibilidade e fácil programação das posições;
- Alta precisão e repetibilidade;
- Alta eficiência energética;
- Instalação simples;
- Baixo custo de manutenção;
- Ecologicamente ideal.
Esses dispositivos permitem eliminar vazamentos de óleo, reduzindo a poluição. Ainda melhoram a segurança do trabalhador.
O ruído é um dos fatores que afeta diretamente a saúde dos operadores de máquinas. Esses atuadores tornam a operação mais silenciosa. O consumo de energia é quase zero quando suas máquinas não estiverem em operação, o que não é possível quando você utiliza atuadores hidráulicos, porque as bombas do sistema hidráulico operando durante períodos inativos consomem energia substancial.
Tanto o sistema hidráulico quanto o pneumático têm o potencial de vazamento, criando possíveis condições perigosas (isto é, contaminação ou gás inflamável onde o metano é comumente usados como fluido pneumático no campo de petróleo).
Como não há descarte de fluidos hidráulicos, os atuadores elétricos também são uma solução atóxica, ideal para a indústria de alimentos.
Falando na indústria de alimentos, talvez esse conteúdo possa ajudar a sua empresa. Confira!
Para otimizar ainda mais peso e tamanho, os atuadores elétricos combinam o fuso planetário e o servomotor em uma unidade. A integração do motor cria um dispositivo de tamanho menor e reduz o número de componentes.
Atuadores elétricos tradicionais normalmente usam motores de indução monofásicos ou trifásicos como força motriz. O problema com este tipo de motor é quando o atuador precisa mudar de direção ou iniciar e parar. A operação é limitada pelo aumento da temperatura do motor e, portanto, a sua indústria fica com os ciclos de trabalho limitados. Os servos ajudam a resolver essa limitação. O dispositivo de feedback permite um controle muito preciso da posição e da velocidade da haste de saída do atuador.
Aqui você confere um case envolvendo a aplicação de um servomotor.
Quais indústrias estão usando atuadores elétricos em seu benefício?
Várias indústrias estão utilizando atuadores elétricos para seus sistemas. Eles são usados no mundo da fabricação automotiva, por exemplo, também em ferramentas de robótica, como solda ponto, prensas de rolamentos e de acionamentos de braços posicionadores. Para a indústria de alimentos, os atuadores elétricos são utilizados no envase volumétrico, cubagem, transporte e indexação de produtos. As indústrias de petróleo e gás estão usando atuadores elétricos para substituir atuadores hidráulicos e pneumáticos em válvulas e damper devido aos seus benefícios ambientais e o controle mais flexível e preciso.
Quer saber em detalhes como implantar essa solução na sua empresa e quais os ganhos reais em termos de custo x benefício? Clique aqui e converse com um de nossos engenheiros.