Os robôs colaborativos realizam tarefas lado a lado com os colaboradores da empresa, elevando a produtividade, a eficiência, a segurança e qualidade dos processos produtivos.
Estes robôs são totalmente fechados e não contêm servomotores, cabos ou outras partes expostas, diferentemente dos robôs industriais convencionais, que ainda não dispõem de funções de segurança integradas e necessitam de vários dispositivos para evitar o acesso do operador com o robô em ciclo automático.
Em máquinas CNC, tanto para processos de usinagem, curvadoras de tubos, extrusão ou injeção, os robôs colaborativos podem otimizar o processo e reduzir os riscos de acidentes na operação.
Dessa forma, esta solução de automação industrial tem como um dos diferenciais a facilidade na integração em linhas produtivas nas quais o layout seria um problema para um robô convencional.
Além disso, a velocidade do startup dos colaborativos acaba sendo um ponto importante a ser considerado.
Quais os setores da indústria que mais utilizam os robôs colaborativos?
Automotivo e Sistemistas, Metalmecânico e Usinagem, Plástico e Polímeros.
Para entender melhor qual a razão disso, acesse o conteúdo que já está no site da Automotion:
https://blog.automotion.com.br/as-vantagens-dos-robos-colaborativos-para-a-industria/
Sucesso em ambiente com alto risco de acidentes
Neste desafio, a tarefa do operador é pegar uma peça e colocar dentro da máquina CNC. Esta parte da operação tem um alto risco de acidente.
Em outro aspecto, o operador precisa constantemente virar-se para pegar a peça em uma bandeja e deslocar o corpo para colocar esta peça na máquina CNC. Nesta repetição, também existe um risco ergonômico no processo.
Os robôs colaborativos resolvem esses problemas e também a questão do espaço reduzido entre as máquinas. Considerando que, normalmente, as máquinas no chão de fábrica estão muito próximas, torna-se possível otimizar o layout da linha de produção.
Eles podem ser facilmente instalados, sem alteração do layout. Quando comparados aos robôs convencionais, que geralmente necessitam de um espaço maior para instalação de grades de proteção e/ou outros acessórios para segurança do processo, os robôs colaborativos têm ótimo custo x benefício.
Solução com retorno rápido do investimento
O robô colaborativo CS66 tem precisão de ± 0,03mm, raio de trabalho de 914mm e suporta carga de 6kg. Ele pode ser instalado em diversas posições, planos e ângulos, proporcionando rápida adaptação e retorno do investimento do projeto.
Também fornece maior segurança ao processo, liberando os operadores para tarefas mais inteligentes e menos perigosas.
Quer saber como essa solução de automação pode fazer diferença na sua indústria? Converse com os engenheiros da Automotion clicando aqui.
Nosso compromisso é encontrar a melhor maneira para aumentar os resultados de entrega e diminuir os custos operacionais da sua empresa.