A agricultura brasileira está em constante crescimento e, consequentemente, aumentam as responsabilidades em atender regulamentações e normas de segurança, bem como normas ambientais.
Entretanto, o Brasil tem um déficit no armazenamento de grãos e, por isso, os atuadores elétricos são uma ótima opção para automatizar os sistemas de canalização, ou seja, de fluxos do produto.
Estes atuadores também são mais eficientes e seguros quando comparados aos atuadores pneumáticos. Sendo assim, eles tornam-se a melhor opção para a sua indústria.
Eles têm eficiência comprovada nas aplicações em válvulas bifurcadas, trifurcadas, guilhotinas, pendulares e registros de gaveta.
Algumas vantagens desta solução:
Menores perdas na manipulação de grãos:
A melhor repetibilidade permite o controle de posição, velocidade e força.
Aumento da eficiência:
Como estes dispositivos têm alta eficiência, eles também garantem maior economia energética.
Soluções flexíveis:
Os atuadores elétricos podem ser programados para atender diferentes produtos sem a necessidade de ajustes mecânicos. Somente com a alteração dos parâmetros do motor, por exemplo, é possível conseguir diferentes posições e velocidades.
Redução dos riscos de acidentes:
Sistemas pneumáticos e hidráulicos têm alto risco de vazamentos, o que pode representar alto risco para os operadores. Além disso, um número menor de componentes para o acionamento traz menor chance de quebra.
Eficiência e linha de produção limpa
Os atuadores elétricos têm baixo consumo de energia e maior eficiência em relação aos atuadores pneumáticos. Além disso, exigem pouca ou nenhuma manutenção, o que é ótimo para o usuário final da automação, haja vista que esses fatores refletem diretamente no aumento de margens no produto final.
Posicionamento que garante flexibilidade
O atuador elétrico pode ser instalado com sensores magnéticos para feedback de recuo e avanço do embolo, também para o feedback analógico de 0 a 10V ou 0 a 5V e sensor de efeito Hall.
Estas opções aumentam a flexibilidade do atuador para suportar diferentes aplicações de válvulas, o que permite salvar diferentes produtos do processo, reduzindo o tempo de preparação da produção.
Estudo de caso para uma válvula Y em silos.
As aplicações com válvulas bifurcadas são frequentes. Considere os seguintes dados:
- Força 1500 N, aproximadamente 150 kgf;
- Curso do atuador – 100mm;
- Velocidade com carga – 25,5 mm/s;
- Grau de proteção – IP66;
- Tensão de alimentação – 24VCC (existe o recurso de substituir para 220VAC);
- Feedback com potenciômetro – 0 a 10V.
Selecionamos o atuador elétrico da Ewellix modelo CAHB-20-B1E-1000295-BAA0PT-000. Ele completa todos os requisitos do projeto com fixação frontal e traseira, conforme imagem abaixo:
Toda a família de atuadores elétricos CAHB da EWELLIX foi projetada especificamente para aplicações que enfrentam ambientes de trabalho agressivos e requerem serviço pesado e durabilidade.
A proteção IP69K garante que o atuador resistirá a jatos de água de alta pressão e à entrada de poeira e outros sólidos. Este atuador elétrico pode ser personalizado com muitas opções de feedback, dependendo dos requisitos da aplicação.
Esta solução é aplicável em equipamentos agrícolas, como válvulas bifurcadas, registros tipo gaveta, sistemas de canalização, colheitadeiras, manipuladores de grãos, entre outros.
O desempenho da EWELLIX faz diferença para as indústrias:
- Carga máxima: 10.000N (empurrar/puxar);
- Velocidade máxima com carga máxima: 10,2 mm/s;
- Velocidade máxima sem carga: 52.5mm/s;
- Curso: 50 a 700mm – curso pode variar de acordo com a carga de trabalho;
- Tensão: 12VCC e 24VCC;
- Opcionais: Potenciômetro, sensores magnéticos (reed sensor) e sensor de efeito Hall.
Se você precisa fazer a manipulação e o armazenamento de grãos ou quer encontrar a melhor maneira de garantir a redução de custos e aumento da produtividade na sua indústria, fale com a equipe de engenharia da Automotion clicando aqui.