Deslocamento linear do eixo de elevação e translação
Um fabricante de máquinas do setor de embalagens solicitou que o dispositivo de manipulação, responsável pela movimentação de recipientes até um forno industrial, conseguisse manusear de forma dinâmica um produto com massa de 500 kg, velocidades de até 2,0 m/s e aceleração de até 5 m/s2.
Para a movimentação do sistema de dois eixos foi requisitada alta precisão de posicionamento e devido à alta aceleração a força também foi um fator a ser dimensionado.
Usando os cálculos da AUTOMOTION, o resultado é um sistema compacto com cremalheira e pinhão para deslocamento horizontal de 16 metros e deslocamento vertical de 4 metros.
O sistema de cremalheira, pinhão e redutor planetário, deslocam com precisão os eixos de elevação e translação para manuseio dos recipientes dessa indústria de alimentos.
Contamos para esta aplicação com uma solução de cremalheira e pinhão de alto desempenho fabricada na Alemanha pela ATLANTA GmbH e com diversas classes de precisão, que variam entre 0,012 mm à 0,200 mm. A opção utilizada foi por dentes helicoidais para se obter um baixo nível de ruído e alta capacidade de força.
Como evitar o alto risco de acidente ao operador no eixo vertical?
Adicionalmente à movimentação da carga, o eixo da elevação (vertical) possui um alto risco de acidentes e é requisitado um sistema de segurança adicional ao freio do servo motor.
Este freio deve atuar para manter a carga suspensa, mas também para garantir que o eixo não irá descer em uma situação de EMERGÊNCIA.
Por falar em riscos, os sistemas redundantes de segurança são exigidos pela NR12, confira nesse conteúdo disponível em nosso site:
Clique para acessar
O freio eletromagnético ROBA topstop atende a todos os requisitos de segurança da NR12, alcançando a categoria de segurança PLe, quando há risco eminente de acidente na área e o operador permanece frequentemente nela.
Alguns opcionais desse dispositivo Mayr:
- Flange customizado para qualquer tipo de servo motor;
- Diferentes opções de tensão – 24VDC a 480 VAC;
- Monitor de abertura e fechamento do freio;
- Opção de liberação manual da alavanca;
- Monitor de desgaste.
Esta solução da Mayr tem por característica ser um freio com princípio de segurança, ou seja, mesmo quando tem o máximo desgaste da pastilha (rotor) o freio não irá liberar o eixo. Portanto, não há risco de queda. Confira a aplicação nesse vídeo disponível em nosso canal:
[…] especificamos cremalheira e pinhão para a movimentação linear, precisamos verificar a capacidade de força e a […]