O robô colaborativo realiza tarefas lado a lado com os colaboradores da empresa, elevando a produtividade, a eficiência, a segurança e qualidade dos processos produtivos.
Por serem totalmente fechados, eles não contêm servomotores, cabos ou outras partes expostas, diferentemente dos robôs industriais convencionais aos quais faltam funções de segurança integradas. Além disso, estruturas convencionais necessitam de vários dispositivos de segurança para evitar o acesso do operador com o robô em ciclo automático.
Sendo assim, o robô colaborativo tem como um dos diferenciais a facilidade na integração em linhas de produção onde layout seria um problema para um robô convencional, portanto, a velocidade do startup dos colaborativos acaba sendo um ponto importante ser considerado.
Desafios da paletização – Facilidade, flexibilidade e automação
Na linha de produção existem vários trabalhos feitos manualmente pelos colaboradores. A paletização, por exemplo, exige que os colaboradores transportem cargas pesadas para montar o palete durante todo o turno de trabalho.
Isso pode causar problemas de saúde, porque os trabalhadores giram constantemente a cintura, causando problemas posturais e desgastes pelo esforço repetitivo.
Do ponto de vista econômico, os lotes de produtos estão mudando constantemente, exigindo técnicas de produção mais flexíveis. Consequentemente, a linha de produção atual deve ser capaz de produzir vários tipos de produtos em grandes lotes.
É justamente no processo de automatização das máquinas que se torna fundamental incluir esse requisito para deixar os equipamentos mais fáceis de operar, flexíveis para implantar e seguros para trabalhar em colaboração com os trabalhadores.
A solução de automação convencional é substituir o trabalho humano por robôs industriais tradicionais. Na entrada e saída da linha de produção, robôs industriais são instalados para realizarem a despaletização e paletização, além de entregarem materiais para a linha de produção ou montarem produtos acabados para embalagem.
O problema com os robôs industriais é que, uma vez que o espaço da linha de produção é levado em consideração, haverá algumas limitações, incluindo àquelas de estruturas da fábrica, como espaçamento entre colunas e algumas vezes até o teto baixo.
Uma vez que a célula com robôs industriais tradicionais é implantada, seu layout não pode sofrer grandes ajustes e muitas vezes sequer poderá ser alterado.
Obviamente, essa solução não atende uma célula de manufatura flexível que precisa atender diferentes lotes e alterações de tamanho e volume do produto acabado.
Robôs colaborativos que garantem velocidade e segurança no processo
Os nossos robôs colaborativos flexíveis e compactos compartilham o espaço de trabalho com as pessoas e têm grandes vantagens.
O palete padrão tem 1,2m² e a altura após completo é de 1,8m. Os robôs fixos no espaço e que atendem aos requisitos serão os robôs industriais que pesam centenas de quilos.
Por conta do grande peso, grande volume e instalação de grade de segurança, a dificuldade em adaptar o layout da linha de produção muitas vezes torna o projeto inviável.
Embora o alcance do robô colaborativo não seja capaz de atender aos requisitos de altura, por ser leve e flexível na instalação, utilizar uma coluna elétrica torna possível atender a última camada do palete sem espaço adicional.
Isso garante o aumento da eficiência geral na produção e segurança dos colaboradores.
O robô colaborativo EC612 tem alcance de 1304 mm e carga útil máxima de 12 kg. Ele atende a velocidade da linha de produção, mantendo a segurança no processo.
É possível adicionar a função de gravar a trajetória do robô colaborativo através da programação no Teach Pendant. Na prática, quando a produção trocar o lote do produto ou alterar tamanho, pode escolher o programa predefinido e ajustar os pontos para permitir que o robô comece a trabalhar de acordo com as novas dimensões da camada.
A melhor maneira de avaliar as aplicações destes robôs e dimensionar o melhor custo x benefício para a sua empresa é consultando um time de engenharia especialista em soluções de alta produtividade que são adaptáveis a pequenos espaços.
Fale com o time de engenharia da Automotion agora mesmo e saiba mais.