Uma ampla indústria demanda por maior eficiência e maior rendimento, sendo assim, o eletromecânico é uma alternativa atraente para substituir os cilindros com fluido hidráulico.
Se você fabrica máquinas para terceiros ou precisa de uma solução para esta substituição, a atuação elétrica oferece diversas vantagens que superam o sistema hidráulico.
Eficiência energética
Os sistemas elétricos possuem eficiência em torno de 80%, enquanto os sistemas hidráulicos são somente 50% eficientes. Estes sistemas hidráulicos exigem pressão e força constantes para manter a posição. Os sistemas elétricos, por sua vez, podem ser configurados para extrair energia apenas em movimento.
Os resultados são notáveis: 60% de economia de energia, podendo financiar o retrofit completo de um sistema hidráulico para o sistema elétrico.
Segurança, Saúde e Manutenção
Fluidos hidráulicos são caros e exigem substituição constante, além de eliminarem resíduos perigosos. Uma solução elétrica é naturalmente mais limpa, ecologicamente correta, além de segura para o seu trabalho.
O risco de segurança de vazamentos de óleo em alta pressão é completamente eliminado, assim como o risco de incêndio devido a óleos inflamáveis, pois não há mangueiras de óleo ou vedações para vazar e reparar.
Por isso, os sistemas elétricos são mais vantajosos, especialmente por exigirem pouca manutenção. Entre outras vantagens, estão os níveis de ruído: eles são 30% mais baixos. No geral, a preservação da saúde e prevenção dos riscos de segurança por si só tornam o sistema elétrico uma valiosa solução.
Instalação / facilidade de uso
Sistemas elétricos são muito mais fáceis de instalar, porque os cabos de conexão rápida são instalados em uma pequena fração do tempo que leva para encanar um sistema hidráulico inteiro.
Atuadores eletromecânicos Exlar® oferecem uma verdadeira experiência “plug-and-play” em qualquer configuração que você precisar:
• apenas atuador
• motor / atuador integrado
• acionamento / motor / atuador integrado.
Além disso, o tamanho físico de um sistema elétrico é muito menor do que um sistema hidráulico, devido à eliminação de pacotes de energia, filtros, bombas, válvulas e reservatórios, minimizando sua instalação e economizando em equipamentos.
Precisão combinada à flexibilidade
A precisão e controle do sistema elétrico oferecem maior flexibilidade, qualidade e vida útil à ferramenta. Taxas de ciclo mais altas podem ser alcançadas por meio de tempos de reação mais curtos, comparando-se elétrica versus sistemas hidráulicos.
A sua produção terá estabilidade aprimorada em toda a instalação e melhor repetibilidade em faixas de temperatura. Os sistemas de atuadores elétricos não sofrem com os mesmos problemas que a hidráulica, como a mudança de temperatura.
Maior precisão, programabilidade, flexibilidade e confiabilidade!
Quer saber como isso é possível? Fale com a equipe de engenharia da Automotion agora mesmo e saiba mais!