Você sabe o quanto o consumo e gastos com energia diminui com a eficiência energética da sua máquina?
Você sabe qual a relação dos redutores com a sustentabilidade?
Aplicou o princípio de eficiência energética em todos os seus produtos mecânicos?
Caso tenha respondido não a alguma dessas perguntas, esse artigo é para você.
Sustentabilidade é um conceito amplamente discutido, mas pouco aplicado. Quando falamos do máximo aproveitamento dos recursos com o mínimo desperdício, considerando também segurança no trabalho, integridade do produto e redução dos resíduos, a ideia de reduzir custos parece avessa à teoria. Só que energia é um desses recursos que pode ser melhor aproveitado e o seu consumo é um fator chave que afeta a diretamente o custo das empresas.
Quando os engenheiros mecânicos iniciam um projeto de máquina, eles pensam o impacto direto da eficiência sobre o equipamento e o resultado na margem de lucros para os usuários. Enquanto os fabricantes estão se esforçando para aumentar a eficiência das máquinas, os engenheiros estão alterando a concepção das mesmas para economizar energia e requerer o mínimo de manutenção.
Utilizar redutores tornou-se uma das soluções encontradas pelos engenheiros mecânicos de “pensamento verde” para atender às necessidades das indústrias e tornar palpável a sustentabilidade em suas operações.
Uma solução com conjunto de engrenagens, por exemplo, é barata. Porém, o desgaste é expressivo, há desperdício de energia e risco de falhas prematuras. Além disto, usuários precisam de equipamentos para reposição e manutenção.
Máquinas contendo redutores de precisão com alta eficiência têm baixo consumo de energia nas operações e mínimo desgaste. Esses projetos com redutores são altamente eficientes e são desenvolvidos pensando também nos fabricantes, pois eliminam componentes de manutenção e produzem mínimos resíduos.
Como um projeto afeta a eficiência energética
Os redutores de precisão avançaram significativamente nos últimos 20 anos. Os modelos mais comuns de redutores retos são os coaxiais, os helicoidais e os planetários.
Os redutores em ângulos podem ser com rosca sem fim, com engrenagens cônicas ou planetários.
Soluções com redutores coaxiais não variam muito quando se trata de eficiência, mas os redutores angulares podem variar significativamente com base no projeto. Os projetos com redutores rosca sem-fim em ângulo operam com atrito no deslizamento. O atrito gera calor, o que exige dos redutores aberturas para ventilação. Se o redutor tem uma superfície insuficiente para dissipar calor, os engenheiros devem projetar uma caixa maior. Isso aumentará a inércia e o atrito, o que exige mais energia e resultará no aumento do consumo.
Para redutores angulares, eliminar a ventilação pode ser um desafio, especialmente para os redutores rosca sem fim devido a sua forma física construtiva.
O redutor rosca sem fim apresenta eficiência em função da redução. Quanto maior a redução, mais baixa é a eficiência, enquanto a eficiência dos redutores de engrenagens cônicos é a mesma até a relação de transmissão 70:
Ao optar por redutores de engrenagens helicoidais, a eficiência em relação a projetos que utilizam engrenagem rosca sem fim pode ser aumentada em até 25%. Este aumento de eficiência também resulta em uma caixa de velocidades que não requer ventilação ou manutenção.
Redutores planetários podem operar em alto torque e velocidade sem qualquer ventilação, devido à precisão dos dentes das engrenagens, rolamentos e vedações, bem como à baixa quantidade de óleo necessária. Como os redutores planetários ainda geram calor, os fabricantes listam as velocidades nominais dentro dos limites térmicos dos redutores. Enquanto se trabalha dentro desses limites, estes redutores podem durar muitos anos.
Qual o momento ideal para pensar na eficiência da minha máquina?
Infelizmente, poucos gestores estão preocupados em como os componentes mecânicos podem interferir no consumo de energia.
Quando há paradas de máquinas, o custo para a empresa é muito alto. Operações contínuas que utilizam motores convencionais com partida direta ao invés de inversores de frequência ou servo motores, também geram um grande desperdício de energia.
A solicitação dos projetos de máquinas é um bom ponto de partida para que os fabricantes de máquinas considerem a utilização de redutores eficientes, já que o custo das operações pode variar significativamente.
O custo adicional por redutores de alta eficiência é mínimo e muito vantajoso, pois a vida útil é muito maior do que dos redutores de baixa eficiência.
Como o custo de servo motores está cada vez mais acessível, essa também é uma ótima alternativa, pois é possível utilizar conjuntos de servo motores e redutores em vários eixos, onde antigamente eram utilizados motores de indução.
Os engenheiros da sua indústria devem analisar a aplicação, dimensionando o torque e a velocidade requerida, ao invés de apenas converter os sistemas pela potência. Motores eficientes e mecanismos devem ser analisados durante esta conversão.
Redutores Stober – A eficácia alemã isenta de manutenção
A linha de redutores da Stober é livre de manutenção e ampla: composta por redutores planetários, rosca sem-fim, engrenagem cônica, helicoidal e paralelas. A fixação do servo motor ou motor de passo é feita pelo flange de montagem e o eixo dos motores fixados por um acoplamento integrado ao redutor. Os redutores podem ser com eixo vazado com chaveta, eixo vazado com bucha de contração, eixo maciço e flange frontal.
Aplicamos os redutores com sucesso em projetos de máquinas ferramentas, máquinas e indústrias de plástico, nas indústrias de alimentos e bebidas, automobilística e automação em geral, na movimentação de robôs, na indústria farmacêutica, entre outras.
Otimizar custos e aumentar a eficiência das suas máquinas afeta diretamente a sua lucratividade. Produzir mais e de maneira sustentável é possível, conforme relatos de nossos clientes. Clique aqui e converse com um de nossos engenheiros para que isso torne-se realidade na sua indústria também.
[…] Para conhecer um outro dispositivo de alta eficiência que vai aumentar os lucros da sua indústria,… […]
Redutor de velocidade precisam de serem inspecionados periodicamente, para que assim não tenha sua eficiência perdida com o passar do tempo na operação. Portanto, acredito que para se ter lucro e uma alta eficiência em relação à esses modelos, é importante efetuar manutenções periódicas nos mesmos.