‘Avançar com responsabilidade e eficiência’. Esse é o lema mais recente e determinante do consumo de energia em indústrias. No Brasil não é diferente. À medida que os recursos naturais do planeta precisam ser utilizados para a manutenção da vida humana, a busca por tecnologias mais eficientes se tornou o foco principal.
A eficiência energética na indústria é uma questão de dignidade que precisa ser alcançada o mais rápido possível. Negociar com grandes corporações envolve um misto de produtividade e sustentabilidade. A indústria que ainda não incorporou esse elemento em sua ‘veia de produção’ vai ficar para trás.
O que tem sido feito em nosso país no que diz respeito ao consumo de energia? Quais têm sido as vantagens financeiras e ecológicas de processos industriais que se preocupam com a eficiência energética? A imersão que faremos agora em dados de pesquisas recentes nos dará um parâmetro do que ainda pode ser feito nesse sentido.
O consumo de energia em indústrias brasileiras
Diversos segmentos da indústria tiveram em 2017 um aumento no seu consumo médio de energia. Muitos especialistas concordam que a retomada que a indústria teve em relação aos últimos 2 anos mostra um salto no consumo, resultante da recuperação econômica do país. O que isso indica? Que a eficiência energética na indústria vai se tornar uma preocupação constante nos próximos anos.
Segundo uma reportagem da revista digital Exame, que teve como base dados publicados por instituições ligadas à indústria, os meses de janeiro a março deste ano foram de alta no consumo de eletricidade. O setor industrial absorve quase um terço da demanda energética do Brasil, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Segundo a EPE, a alta no mês de janeiro foi de quase 3%; e segundo informações da CCEE, o aumento em fevereiro foi de 0,6%. Segundo cálculos divulgados pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a expectativa é de que no mês de março a carga de energia consumida no território nacional tenha subido quase 2%.
Que segmentos da indústria são os maiores responsáveis pelo aumento do consumo de energia em indústrias brasileiras? O setor de fabricação de veículos e a indústria têxtil. Membros mais conservadores de instituições industriais têm alertado para uma postura mais cautelosa em relação a essa reaceleração do mercado. Ainda assim, é preciso saber o que a indústria está fazendo desde já para manter o ritmo com responsabilidade ambiental.
O que tem sido feito para que a eficiência energética na indústria traga resultados positivos tanto para a natureza como para o caixa das empresas?
Esforços rumo à eficiência energética na indústria
Uma enorme quantidade de esforço tem sido empreendida rumo à eficiência energética industrial. Em geral, a estratégia de muitas empresas está relacionada aos seguintes ajustes:
- Ajustes na iluminação dos ambientes
Nem é preciso dizer que a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED é essencial. A economia resultante é impressionante a longo prazo e mesmo à médio prazo. Uma lâmpada LED com 7 watts de potência tem a mesma quantidade de lúmens de uma lâmpada incandescente de 60 watts. A economia de 90% pode reduzir drasticamente o que é gasto com a iluminação em diversos setores da empresa. Uma das vantagens ecológicas é a diminuição da temperatura do ambiente.
- Adequação dos motores
Muitos motores são usados com potência bem maior do que a necessária. O contrário também é verdade: motores com potência abaixo do esperado para certos serviços drenam mais energia quando ficam sobrecarregados. Por isso, tanto a natureza como o orçamento da empresa agradecem quando se adotam estratégias de adequação do tipo certo de motores utilizados.
- Caldeiras são necessárias?
Sua indústria precisa mesmo de caldeiras? Essa é uma pergunta importante na avaliação de novas técnicas industriais. Placas de energia solar têm ajudado muitas empresas a reduzir a demanda de energia. Os resultados são evidentes, tanto no impacto financeiro como ambiental.
A eficiência energética na indústria tornou-se um parâmetro de qualidade e progresso. Se houver uma postura equilibrada, que utilize alguns dos princípios citados acima, todos sairão ganhando.
Cansado de pagar altas contas de energia elétrica? Eu tenho a solução. Energia solar. Projeto, instalação, homologação de sistemas de energia solar. Em pouco tempo você paga o sistema, só com a economia na conta de energia elétrica. Equipamentos com 25 anos de garantia, energia limpa, barata e renovável . Consulte-me 017-98132-2121, Whatsapp e operadora Vivo. Meço com drone seu telhado, projeto rápido e preciso. Não altera nada em seu comércio ou residência.
A energia fotovoltaica não gera impactos ambientais como outras fontes de energia elétrica, não necessita do desmatamento de grandes áreas verdes e sua eficiência não é comprometida por períodos de seca. #EnergiaSolarFotovoltaica #Fotovoltaica #EnergiaSolar #floresta #ambiental #fontedeenergia
Parabéns pela matéria me agregou muito