Deseja alterar o produto alterando apenas os parâmetros da máquina?
Gostaria de ganhar tempo no setup da máquina?
Quer levar para a sua produção movimentos rápidos e dinâmicos?
Se você respondeu SIM a alguma destas perguntas, este conteúdo é para você.
O setor farmacêutico demanda uma grande variedade de embalagens. Por isso, as linhas de produção precisam ser extremamente flexíveis e os tempos de setup cada vez mais curtos, para atender os pedidos com maior variedade e menor volume.
Entre as aplicações utilizadas nos processos da indústria médica e farmacêutica estão as estações de alimentação, medição e contagem, inserção, fechamento de embalagens, marcação, manipulação e manuseio dos remédios. As linhas de produção deste setor precisam ser capazes de lidar com lotes de vários milhões em períodos de poucos dias. A troca completa do produto não pode demorar mais do que alguns minutos.
Essas estão entre as razões para que as indústrias farmacêuticas invistam nas tecnologias elétricas, pois estas permitem definir o padrão de flexibilidade, qualidade, disponibilidade e rastreabilidade dos processos de produção.
Eletricidade para a indústria de automação – movimento linear de ponta
Movimentos dinâmicos, poderosos e rápidos podem ser produzidos sem a necessidade de alterar qualquer estrutura mecânica da máquina. Basta alterar ou inserir os parâmetros apropriados na interface dela. Modifique o curso e as posições de parada de acordo com a folha de dados do produto ou o carregamento de uma receita pré-programada. Isso só é possível com o uso de motores lineares de alto desempenho.
Um fator crítico para a produção farmacêutica em sala limpa é o tempo e custo de manutenção. Cilindros pneumáticos ou mesmo motores elétricos com correias ou cames demandam a contínua troca dos itens mecânicos e sua lubrificação, além da substituição dos componentes para evitar vazamentos.
Os motores lineares magnéticos, ao contrário, são ideais para aplicações farmacêuticas em salas limpas. Eles não possuem desgaste com atrito, requerem pouca lubrificação em intervalos muito espaçados e são fáceis de limpar.
Em caso de operações como prensagem e posicionamento, as estações exigem um deslocamento rápido e preciso, num curso que pode ser maior do que 2 metros. Os motores LinMot trabalham em velocidades de até 7,3 m/s e acelerações de mais de 780 m/s² e por isso permitem tempos de posicionamento muito curtos e altas taxas de ciclo.
Como é possível definir as faixas de tolerância específicas para os parâmetros, caso eles sejam excedidos ou nunca alcançados, o drive enviará a mensagem de erro e os produtos afetados são rejeitados.
Esses motores podem ser operados com controle de posição ou força, além de ser possível usar o mesmo modelo de motor linear para diferentes processos produtivos, como por exemplo, no posicionamento das tampas em uma estação ou para o fechamento das tampas por pressão. Isso significa menos peças de reposição para armazenar e controlar.
A utilização de motores lineares os torna elementos padrão nos projetos de máquinas, onde são comumente usados para substituir acionamentos pneumáticos e cames mecânicos. Utilizando motores lineares LinMot, a engenharia tem todos os componentes necessários para projetar sistemas de acionamento linear completos.
Motores de alta precisão, protegidos contra sobrecargas
Os motores Lineares LinMot são síncronos sem escovas, possuem sistema de medição integrado, proteção contra sobrecargas e identificação eletrônica.
O movimento linear é gerado diretamente por forças eletromagnéticas, o que torna essa solução livre do desgaste associado aos elementos mecânicos. Todos os componentes desse motor são enclausurados num sólido tubo de aço, o que os protege contra danos e contaminação (IP67).
Os motores estão disponíveis em duas versões, com saída direta por cabo ou por um plug angular rotativo. Veja alguns diferenciais dessa solução:
- Sistema de acionamento puramente elétrico;
- Controle de posição livre ao longo de todo o curso;
- Projeção para tarefas de posicionamento precisas e dinâmicas;
- Aumento da vida útil da máquina;
- Grau de proteção IP67 e certificado para salas limpas.
A ampla gama de controladores permite rápida implementação, desde aplicações simples com duas posições finais, até aplicações complexas e de alta precisão que tenham múltiplos eixos sincronizados a um eixo eletrônico principal.
A conexão a um sistema de controle pode ser feita através de sinal analógico, digital, ou interfaces série, Ethernet ou Fieldbus, cuja grande variedade de interfaces e protocolos garante uma integração simples com um CLP mestre, PCs industriais, ou controladores proprietários.
Se você quer saber como implantar essa solução de automação na sua indústria com o melhor custo x benefício e quais as outras vantagens dessa implantação, converse com a nossa equipe de engenharia clicando aqui.