Os conectores rotativos são dispositivos eletromecânicos que permitem a transmissão de energia de uma parte fixa para uma parte móvel da máquina.
Já falamos sobre eles neste conteúdo sobre mesas indexadas, se você perdeu, acesse aqui:
Por serem uma solução técnica, a seleção ideal do conector rotativo interfere na qualidade do resultado final. Fatores como: dimensões do coletor rotativo, número de vias, tensão e corrente elétrica, velocidade de operação, comprimento do cabo, temperatura, entre outros, são necessários para a especificação correta deles.
Eles são frequentemente utilizados em máquinas rotativas, como as envasadoras, enchedoras e tampadoras de alimentos, bebidas e farmacêuticos.
Considerando que as máquinas envolvedoras de base e envolvedoras orbitais estão cada vez mais complexas e têm exigências de desempenho e segurança gradativamente maiores, a tecnologia dos conectores rotativos elétricos é cada vez mais importante para a indústria.
Estas exigências na automação das máquinas levam os fabricantes de máquinas a incluírem número maior de sensores na parte rotativa, além de considerarem o uso de motores com protocolos industriais integrados.
Por isso, estas características são requisitos para que você adicione ao conector rotativo anéis e escovas que garantam altas frequências exigidas pelas comunicações Ethernet, por exemplo: Protocolo Ethercat, Profinet, Ethernet/IP, Sercos III, entre outros.
Neste cenário, destacam-se as embaladoras de paletes. Elas são compostas por uma ou mais unidades rotativas que giram para envolver o palete em um filme plástico.
Estes sistemas cada vez mais automatizados precisam atender a uma série de demandas do usuário final. Os requisitos incluem eficiência extremamente alta e flexibilidade total para embalar produtos com alta variação dimensional. Todo o processo precisa ser realizado sem comprometer a qualidade e com altas velocidades durante a produção.
Em razão disso, nossa equipe de engenharia recomenda duas soluções da Ravioli, integrantes do nosso portfólio, que são dedicadas para as envolvedoras de paletes, desde as mais simples até as mais automatizadas, como as orbitais.
Conectores Rotativos PRP
O conector rotativo Ravioli PRP é fabricado com um material termoplástico isolante de alta resistência mecânica. O PRP tem um furo passante de 42mm de diâmetro que permite a passagem de mangueiras para hidráulica, pneumática, eixos ou cabos.
Algumas das especificações deste componente:
- Modelos de 4 a 36 anéis;
- Corrente de trabalho 20A, 30A e 50A por anel;
- Tensão de transmissão 660VAC / VDC;
- IP51;
- Velocidade de trabalho 30rpm;
- Comunicação Ethernet.
Conector Rotativo PRR
O conector rotativo Ravioli série Roller é aplicado principalmente quando é requerido um conector rotativo com dimensões reduzidas e altas velocidades.
Nesta solução estão disponíveis escovas de cobre-grafite ou prata-grafite para sinais, modelos de 6 a 24 anéis 10A e grau de proteção IP65.
Além disso, uma ou mais passagens para pneumática ou sensores estão disponíveis como opcionais.
Entre as principais especificações do PRR estão:
- Modelos de 6 a 24 anéis;
- Corrente de trabalho 10A por anel;
- Tensão de transmissão 400VAC / VDC;
- IP65;
- Velocidade de trabalho 100rpm;
- Comunicação Ethernet.
Eficiência, flexibilidade, alta velocidade e segurança. Estes são alguns dos princípios que a equipe de engenharia da Automotion têm para o atendimento de excelência das indústrias. Confie em quem é referência na automação industrial. Fale conosco agora e comprove.