Case Valka – Alta velocidade e precisão no processamento
A Valka é uma empresa islandesa de alta tecnologia que projeta e constrói sistemas progressivos para o processamento de peixes.
Por isso, a Valka desenvolveu suas máquinas de classificação com motores de aço inoxidável LinMot, o que garante a velocidade e precisão exigidas em um ambiente de lavagem difícil.
Os sistemas de processamento da Valka incluem várias unidades automatizadas de classificação, corte, divisão em porções e dosagem de produtos pesqueiros.
Uma das partes fundamentais deste sistema é um classificador de porções que seleciona automaticamente as peças em diversos canais e fluxos de produtos.
Classificação precisa sem margem de erro
A classificação em fluxos de produção é normalmente precedida pelo corte automatizado de filetes de peixe em pedaços predefinidos.
À medida que as peças entram na classificadora de porções, elas ficam juntas. Neste momento, a precisão especial do braço de movimento linear tem um impacto significativo na capacidade de selecionar uma peça específica do transportador.
“Com a excelente repetibilidade de posição do LinMot, podemos ter certeza de que escolhemos as peças certas. Embora os atuadores pneumáticos tenham vários benefícios para ambientes de processamento de alimentos e possam ser rápidos, eles não oferecem precisão posicional. Erros no local podem fazer com que peças sejam perdidas ou peças diferentes sejam arrastadas para o fluxo de produto errado. Além disso, um alto grau de controle de movimento ajuda a minimizar os danos à matéria-prima”, afirma Ivar Meyvantsson, gerente de desenvolvimento de produtos na Valka.
Velocidade crítica e compactação
As linhas de produção utilizam esteiras transportadoras de alta velocidade. A velocidade do atuador linear puxando as peças do transportador, por sua vez, correlaciona-se diretamente com a capacidade de produção geral da linha de fabricação.
Neste contexto, atuadores de alta velocidade permitem que o produto seja transportado em uma velocidade superior através da máquina sem risco de peças perdidas.
Isso porque, quando há peças perdidas, elas correm para o final da linha, onde um operador deve separar as peças manualmente nos fluxos de produto corretos, aumentando assim o custo operacional significativamente.
“Embora os sistemas de fuso de esferas forneçam alta precisão, eles tendem a ser muito mais lentos do que os atuadores LinMot e também ocupam muito mais espaço”, continua Ivar.
Outro ponto a considerar é que os imóveis da unidade de produção são valiosos. Quanto mais equipamentos de produção puderem ser instalados no espaço disponível, maior será a capacidade de produção.
Por isso, atuadores compactos ajudam a manter a pegada do sistema no mínimo.
Áreas de difícil lavagem
O processamento de pescado tem uma das áreas de lavagem mais difíceis do ramo alimentício. Sendo assim, a limpeza é a consideração crítica para garantir que não haja contaminação.
Todos os componentes dos sistemas Valka devem permitir a limpeza fácil e tolerar soluções de lavagem com pressão agressiva.
Neste sentido, geometrias simples e caixa robusta ajudam em ambas as frentes. “Com relação à limpeza, outros projetos de atuadores lineares tendem a ter fendas que são difíceis de limpar e muitos não estão disponíveis com classificação IP-69k, que protege contra pulverização de alta pressão.” finaliza Ivar.
A Automotion é parceira da LinMot e atende muitas indústrias alimentícias que trabalham em ambientes críticos de manipulação nos quais a limpeza é fundamental.
Se você quer garantir a melhor entrega para seus clientes com o melhor custo x benefício, fale com nossa equipe de engenharia agora mesmo.