Quer reduzir custos com manutenção?
Proteger seus rolamentos de desalinhamentos e corrosão?
Aumentar a produtividade da sua máquina?
Se você disse sim a alguma dessas perguntas, esse conteúdo é para você.
Entre 2006 e 2016 a produtividade da indústria no Brasil caiu mais de 7%, segundo o IBGE. Muito disso ocorre por conta de problemas com controle de processos e com falhas que levam ao prolongado setup das máquinas.
Os rolamentos são uma fatia expressiva desse “bolo de problemas”. Quando esses componentes estão desalinhados, a temperatura da máquina aumenta, assim como o ruído e a vibração. Isso tem dois agravantes: a redução da produtividade, porque a força da máquina está concentrada de maneira inadequada, e a possível quebra de componentes.
Nesse cenário, os acoplamentos são um excelente investimento. Eles compensam o desalinhamento entre os eixos, evitando o excesso de força nos rolamentos e diminuem a transferência de vibrações.
Recomendamos para a sua indústria acoplamentos leves, de fácil instalação e sem folga, livres de manutenção e corrosão.
Solução ROBA-DS – Aplicação em Torre de Refrigeração
A Mayr implantou em uma empresa alemã uma aplicação bidirecional do ROBA-DS, um acoplamento de eixo sem folga, robusto e de alta rigidez torcional, que possui capacidade de compensar até 3 graus de desalinhamentos entre eixos.
O duplo acoplamento articulado com lamela dupla foi fixado no motor e no eixo da engrenagem com bucha cônica.
Para garantir uma operação precisa, a embreagem foi alinhada por meio de dispositivo de medição a laser.
Os drivers de transmissão são homocinéticos e, por esse motivo, livres das forças de reação de um cardan.
A solução garantiu resultados de medição precisos e proteção contra desgastes aos rolamentos embutidos no conjunto de eixos, porque a lamela CFK / GFK é resistente aos raios UV. Após 15 meses de instalação, não havia nenhum sinal de corrosão, diferente da maioria das soluções apresentadas no mercado.



O ROBA-DS está operando em alta velocidade crítica e não foi necessária a troca de nenhum rolamento até os 6 meses de implantação.
Não houve expansão térmica significativa.
É primordial mensurar os resultados de uma nova aplicação ou solução e verificar quais os impactos em termos de produtividade e manutenção. Escolha sempre fabricantes que são referência, mas não esqueça que é preciso contar com o atendimento pós implantação de uma equipe técnica competente e que possa atender a sua indústria rapidamente caso haja problemas, solucionando-os no menor tempo possível.
Precisa de ajuda? Quer conhecer outras soluções que vão diminuir os custos com os seus ativos industriais? Converse com um de nossos engenheiros.