A sua máquina precisa de freio redundante para o eixo vertical?
Quer proteger os seus operadores durante o processo de fabricação?
Você busca uma solução de segurança adicional ao motor para a montagem na guia linear?
Se você respondeu SIM a alguma dessas perguntas, esse conteúdo é para você.
Máquinas e sistemas devem ser projetados para que os operadores executem suas tarefas com o menor risco possível. Os eixos verticais têm potencial de risco significativo – principalmente se houver pessoas na área de alcance da operação. Para proteger os trabalhadores de maneira confiável, a carga – em caso de queda ou colisão não intencional – deve ser parada no menor tempo possível. Para esse fim, são necessárias medidas especiais de proteção.
Um renomado fabricante de máquinas-ferramenta escolheu a confiança dos freios da Mayr® para sua máquina especial utilizada na usinagem de lâminas compostas. Ele combinou o ROBA® topstop com os freios ROBA® guidestop para garantir a máxima segurança operacional e funcional possível nos eixos verticais da unidade de perfuração vertical. Conheça um pouco mais desse case de sucesso.
“A máquina é carregada manualmente. Para isso, o operador deve entrar na área de trabalho da máquina e, portanto, em uma área de risco”, explica o chefe de design e tecnologia do fabricante da máquina. “Portanto, instalamos aqui um segundo sistema de frenagem redundante usando o ROBA® guidestop. A vantagem desta solução é que este não é apenas um sistema redundante paralelo, mas também um sistema redundante em termos do princípio de funcionamento. Isso fornece um nível otimizado de segurança para o trabalhador que precisa entrar na área de risco”.
Segurança como resultado da fixação direta
Enquanto o fuso de esferas é fixado com segurança usando os freios ROBA® topstop nos respectivos eixos, os freios ROBA® guidestop atuam na guia linear. Isso significa que eles são aplicados diretamente às massas que precisam ser travadas ou mantidas. Os elementos de acionamento entre o motor e as massas móveis, como eixos, fuso, acoplamentos de eixo ou transmissão, portanto, não influenciam a segurança – em contraste com os conceitos dos freios do motor, que não têm função caso haja uma falha nos outros componentes.
Cada componente posicionado entre o freio e a carga tem um efeito negativo na rigidez. Portanto, os freios de segurança com guia ROBA® guidestop são significativamente mais rígidos do que outros freios a motor – frequentemente sujeitos a folga – e também mais rígidos que os freios de haste.
Sistema de produção eficiente
A máquina especial para usinagem dos cabeçotes do torno foi desenvolvida para atender à crescente demanda. “Nosso sistema de produção foi especialmente projetado para a fabricação dos cabeçotes móveis utilizados na atual série de construção de módulos”, afirma o designer do cliente. O sistema está capacitado para produzir um cabeçote totalmente usinado e de alta qualidade a cada 180 minutos. O tempo curto de processamento é alcançado graças a vários eixos acionados simultaneamente usando uma única ferramenta. As máquinas convencionais, que realizam a usinagem por meio de um eixo pivotante, demoram cerca de sete horas para concluir o processo.
Trabalho seguro
O sistema de produção total tem 30 metros de comprimento e inclui uma unidade de fresagem e uma de perfuração. Na unidade de perfuração (vertical) a fixação da peça é feita manualmente pelo operador, como mencionado pelo cliente. O profissional que tem que ficar próximo das colunas, o que é uma situação de risco. Portanto, além do ROBA®-topstop na unidade de fuso de esferas, dois freios de segurança com guia ROBA® guidestop com uma força de retenção nominal de 15 kN foram instalados em cada coluna móvel da unidade de perfuração.
No caso de uma parada de emergência, falta de energia ou outras circunstâncias de falha, os freios proporcionam uma retenção segura e garantem que as massas móveis verticais não caiam ou batam incontrolavelmente.
Confiabilidade graças ao princípio de segurança
Assim como os freios de segurança ROBA® topstop, os freios ROBA® guidestop também funcionam de acordo com um princípio à prova de falhas, ou seja, são fechados em um estado desenergizado. Na guia linear o ROBA® guidestop, através das molas pré-tensionadas, pressiona as garras do freio na “cintura” do trilho, o que garante que o trilho seja travado. O ROBA® guidestop é liberado hidráulica, pneumática ou eletricamente. O mecanismo de frenagem é projetado para diversos modelos e marcas de guias, atendendo as tolerâncias de diversos fabricantes. Em geral, a fixação sem folga do ROBA® guidestop diretamente no trilho da guia oferece ainda mais vantagens.
A rigidez adicional do eixo aumenta a precisão do processo e o desempenho do corte. Quando o eixo está parado durante a usinagem, por exemplo, o freio pode absorver a carga. Como resultado é possível desligar o motor de acionamento durante esta fase e removê-lo do sistema de controle. Isso elimina os movimentos de controle e, portanto, salva o eixo do fuso de esferas. O freio fechado absorve as forças axiais. Os períodos de inatividade e intervalos de manutenção são estendidos.
Faça como esse fabricante. Opte pela proteção dos seus funcionários e pela economia que os freios da Mayr podem trazer para a sua indústria. Saiba como aplicar essa solução na sua indústria clicando aqui.