Equipe de engenharia Automotion desenvolve solução para um dos maiores produtores de queijos e outros produtos lácteos do Brasil.
CLIENTE
Empresa brasileira com mais de 70 anos e um dos maiores transformadores de leite do Brasil, fabricante de diversas linhas de queijos especiais e outros produtos lácteos.
-
NECESSIDADE DO CLIENTE:
O cliente já utilizava um sistema com motor linear Linmot e um controlador, desenvolvido pela equipe da Automotion em 2010.Este cliente desejava realizar um upgrade em sua máquina para aumentar a velocidade de trabalho e melhorar a precisão do corte.Outra máquina, ligada a esse sistema de corte voador de queijos, entrega uma manta de queijo que é cortada em tiras e estas são sobrepostas continuamente uma sobre as outras em uma esteira.
-
SOLUÇÃO AUTOMOTION
Sistema desenvolvido com Controlador SIPRO Siax A100 , guia,drive, fonte e motor linear Linmot, painel elétrico,instalação e programação da aplicação.
Quando as tiras de queijo entram no processo de corte ,um encoder fornece a velocidade da esteira e uma relação de posição, com estas informações e com o tamanho do material inserido através da tela, o controlador Sipro Siax A100 calcula as curva de movimento e sincroniza o motor linear da Linmot.
Este sincronismo faz com que o movimento do motor Linear Linmot acelere até que sua velocidade seja exatamente igual a da esteira. Após está aceleração, o controlador Sipro Siax A100 move um segundo motor linear Linmot para que o mesmo realize o corte do queijo.
Após o corte, o controlador recolhe o motor linear responsável pelo corte e começa a desacelerar, até parar o motor que estava sincronizado com a esteira e move este motor para o origem para que um novo ciclo seja iniciado.
Assista aos vídeos do desenvolvimento da aplicação:
- Teste do movimento linear:
2) Engenheiro de aplicação da equipe Automotion testando o Controlador :
3) Desenvolvimento do painel :
4) Teste do Controlador já instalado no painel:
-
RESULTADOS
- Hoje o sistema está programado para realizar um ciclo 52 vezes por minuto, no entanto, o conjunto de controlador e motores lineares consegue realizar até 120 ciclos por minuto com um corte de 304 mm.
- A variação hoje é de 0,5 mm, mas pode chegar a 0,01 mm de variação.
- Segundo o cliente,além da precisão e aumento da produtividade, o processo ficou mais suave e com menos ruído.Quer saber mais sobre esta e outras soluções desenvolvidas pela Equipe Automotion?
Entre em contato: engenharia.fa@automotion.com.br