Quer eliminar a necessidade de amortecedor hidráulico e aumentar o espaço para armazenamento das mercadorias?
Quer freios de segurança que atendam às exigências da NR12?
Se você respondeu SIM a alguma dessas perguntas, esse conteúdo é para você.
Sistema de freio confiável e testado
Empresas de distribuição de produtos contam com sistemas automáticos de armazenamento e manuseio. A segurança nestas máquinas é um fator primordial.
Seja o comércio on-line ou as grandes cadeias de mercados de consumo, cada vez mais os centros de logística das empresas estão se convertendo em sistemas automáticos – as demandas dos modernos armazéns verticais estão aumentando.
Os sistemas de armazenamento e recuperação devem ser altamente dinâmicos, posicionar com a máxima precisão e permitir a máxima utilização do espaço. Para garantir a segurança de pessoas, máquinas e materiais o tempo todo, nessas condições extremas, é indispensável uma tecnologia inovadora de segurança.
Um conceito inovador de acionamento garante desempenho máximo de manuseio e economia de espaço nos sistemas de armazenamento automático. Os freios de segurança ROBA-stop®️-M da Mayr®️ são componentes indispensáveis aqui. Esse sistema de freios cumpre os requisitos do Nível de Desempenho PL de acordo com a EN ISO 13849-1 e foi testado pela TÜV (Inspeção Técnica Alemã), além de atender às exigências da NR12 para máquinas automáticas de manipulação de produtos em estoque vertical.
Essas foram algumas das características que trouxeram credibilidade para um fabricante de sistemas de armazenamento e manuseio automático confiar nos freios de segurança testados ROBA-stop®️-M da Mayr®️. Essa solução também convence através de seu requerimento mínimo de consumo de energia, auto-aquecimento muito baixo e curtos tempos de frenagem.
Se você quer uma solução particularmente econômica, esses freios de segurança são ideais. Eles combinam a instalação simples e rápida, longa vida útil e baixa manutenção necessária.
Inovação e dinamismo no acionamento
Os sistemas de armazenamento e manuseio são diferenciados por um conceito de acionamento inovador e particularmente dinâmico. Um motor central com controle de frequência é acionado nos trilhos de deslocamento superior e inferior, cada um com uma engrenagem dentada em uma cremalheira e um freio de segurança. “Dessa maneira, o acionamento possui segurança redundante e pode obter alta rigidez “, informou o fabricante. O motor pode ser menor e mais leve, o que proporciona economia de energia e espaço no acionamento do armazém automático.
“Além disso, os tempos de acionamento do freio são substancialmente mais curtos. Isso leva a um posicionamento mais rápido no local aproximado da cremalheira.”, observou o cliente.
Espaço de armazenamento totalmente utilizável
Para atender aos requisitos de segurança, as máquinas convencionais de armazenamento e manuseio automático exigem uma zona de amortecimento no eixo horizontal entre a prateleira e a parede do edifício, a chamada folga de parada.
O sistema de acionamento em elevadores de armazéns automáticos tem um espaço físico reduzido e uma distância curta para a frenagem. Segundo o cliente, “o sistema de freios de segurança utilizado eliminou a necessidade de uso do amortecedor hidráulico nos corredores do armazém automático. Isso economiza espaço adicional que os usuários podem preencher com mercadorias. Assim, a área de armazenamento permanece completamente utilizável. Além disso, o sistema realiza um teste de freio funcional em intervalos regulares”.
Segurança em eixos verticais de cremalheira e pinhão
Cada um dos freios de segurança ROBA-stop®️-M da Mayr®️ é montado diretamente na cremalheira dos elevadores. Esses freios de segurança eletromagnéticos funcionam de acordo com o princípio de segurança, o que significa que eles são seguros. Eles são fechados em condições desenergizadas, mesmo após uma falha de energia ou parada de emergência.
Quando a energia é ligada, um campo magnético se acumula nos freios. O disco da armadura é atraído para o suporte da bobina contra a pressão da mola. Isso libera o rotor, que é conectado ao eixo do pinhão suportado por mancais por meio de um cubo dentado e, por sua vez, significa que o freio é liberado. O eixo pode girar livremente, o pinhão se move com ele na cremalheira dentada. Em caso de erro, como falta de energia ou parada de emergência, os freios ROBA-stop®️-M podem intervir diretamente com a cremalheira como sistema de freio independente e levar o dispositivo a uma parada confiável antes de chegar ao final do corredor e, mesmo que o freio seja danificado, por exemplo, por quebra de cabo ou falha da bobina magnética, o torque de frenagem é retido.
Alta qualidade e 100% de rastreabilidade
Os freios de segurança Mayr®️ desempenham um papel decisivo na minimização do risco de acidentes, atendendo a EN ISO 13849-1 (Europa) / NR12 (Brasil). Aqui, a nossa parceira fornece os parâmetros de segurança necessários para a revisão de segurança dos freios. Além disso, princípios de construção testados e inspecionados permanentemente garantem alta qualidade. Isso significa que todo freio de segurança que sai da fábrica é submetido a uma inspeção de 100% após a montagem e o ajuste completo. Todos os valores de medição determinados são arquivados juntamente com os números de série correspondentes dos freios em um banco de dados eletrônico. Somente dessa maneira 100% de rastreabilidade pode ser garantida.
Quer saber como implantar essa solução na sua indústria e ganhar em qualidade e economia? Fale com um de nossos engenheiros clicando aqui.