Você quer combinar segurança, economia e eficiência nos eixos verticais das suas máquinas?
Quer conhecer sistemas de freios de segurança com controle e monitoramento adequados à indústria 4.0?
Se você respondeu SIM a alguma dessas perguntas, esse conteúdo é para você
O trabalho diretamente sob eixos verticais é, na maioria das situações, inevitável. Máquinas ferramenta ou sistemas de pick and place são exemplos de situações nas quais a segurança do operador está constantemente sob risco. Mesmo com a máquina estacionada, a situação geralmente causa um grande desconforto e as preocupações não são completamente infundadas: no caso de eixos verticais, há sempre um risco potencial de que a carga caia ou desça de maneira incontrolável. Portanto, o fabricante da máquina deve realizar uma análise de risco para eixos verticais durante o projeto e deve determinar o nível de desempenho de segurança requerido (PL) DIN EN ISO 13849-1 ou NR12.
Considerando os riscos, a segurança em eixos verticais deve ser cuidadosamente analisada, em operação e quando o operador deve trabalhar sob estes eixos realizando o setup ou ajuste na máquina. Operações dentro da categoria PLd ou PLe exigem freios de segurança adicionais ao freio do motor.
A etapa de projeto da máquina deve excluir permanentemente o risco de queda e longas distâncias de frenagem. O desafio dos fabricantes é garantir a segurança e criar um design econômico. Para esse fim, a Mayr® oferece uma ampla linha de freios de segurança confiáveis, que foram especialmente desenvolvidos para a proteção de eixos verticais.
Combinada ao monitoramento e controle inteligentes dos freios, a Mayr® torna as máquinas-ferramentas, transportadores, prensas e termoformadoras seguras e adequadas às especificações da Indústria 4.0. Esses freios operam dentro da categoria DIN EN ISO 13849-1 e NR12.
Soluções eficientes na proteção de máquinas e operadores
Os freios funcionam de acordo com o princípio de segurança, o que significa que eles são fechados em condições desenergizadas. Dessa forma, eles também podem fornecer segurança suficiente em situações críticas, como uma parada de emergência ou uma falha de energia. Um fator importante para a seleção do freio é a situação da instalação na máquina.
Dependendo da construção, existem diferentes possibilidades para a integração ou adaptação de freios de segurança. Uma posição possível está diretamente entre o servomotor e o eixo. O sistema de freio ROBA®-topstop® conta com a transmissão de potência Mayr® e pode oferecer um módulo independente que mantém o eixo vertical de maneira confiável em qualquer posição, mesmo que o motor tenha sido desmontado para fins de manutenção ou transporte.
O eixo não precisa mais ser mecanicamente suportado, o que, por exemplo, acelera substancialmente o processo de substituição do servo motor. Dessa forma, os custos são reduzidos e os tempos de parada para reparos são substancialmente mais curtos. Graças às suas dimensões de flange adaptadas, o freio pode ser facilmente integrado em construções existentes. O freio de segurança atende aos altos padrões de IP e está disponível até a proteção IP65.
Uma inspeção voluntária realizada pelo Deutsche Gesetzliche Unfallversicherung (DGUV) confirma que o dispositivo de frenagem é um “componente testado e comprovado” nos termos da categoria 1, de acordo com a DIN EN ISO 13849-1 e NR12.
Freios lineares confiáveis
O freio linear ROBA®-linearstop funciona independentemente do motor de acionamento. Ele atua em uma haste de freio separada e também oferece o máximo de segurança. A forma compacta de construção permite uma rápida integração em máquinas e construções de sistemas já existentes. O freio de segurança linear ROBA® linearstop está disponível nos modelos eletromagnético, hidráulico e pneumático.
Todos os freios lineares da Mayr® são adequados para ações de frenagem de parada de emergência; a versão pneumática também foi inspecionada e confirmada como um dispositivo de frenagem dinâmica de qualidade total pela TÜV (Inspeção Técnica Alemã).
O ROBA®-pinionstop é uma outra solução que combina o freio de segurança eletromagnético com um pinhão integrado suportado por rolamentos. Portanto, é ideal se não houver hidráulica ou pneumática disponível ou se não foram planejadas por alguma razão. Esse freio também funciona independentemente do motor e foi especialmente projetado para eixos com acionamentos por cremalheira. O pinhão integrado trava diretamente nos dentes e pode ser adaptado nos sistemas existentes.
A fixação direta nas cargas a serem mantidas ou travadas tem uma vantagem importante: os elementos de acionamento entre o motor e a massa em movimento, como eixos, acoplamentos de eixos ou engrenagens, não influenciam os níveis de segurança. E é exatamente isso que o freio de segurança ROBA®-guidestop faz: ele é integrado a um carro e, juntamente com dois circuitos de freio independentes, prende-se diretamente à guia linear, sem folga e com alta rigidez. O ROBA®-guidestop está pronto, mesmo em caso de parada de emergência ou falha de energia, e freia a carga desde o movimento dinâmico até a “holding”.
Quer saber como essas soluções podem gerar eficiência e economia para a sua indústria, além de proteção? Clique aqui e converse com um de nossos engenheiros.
[…] Se você não viu o conteúdo sobre o trabalho sob eixos verticais com segurança, confira aqui! […]