Imagine detectar uma falha na sua máquina instantaneamente.
Consegue imaginar? E seria melhor ainda se fosse possível resolver o problema ou confirmar onde está o alarme sem abrir a máquina, correto?
A indústria 4.0 está mais próxima da sua realidade do que você imagina.
Nossos engenheiros buscam as melhores soluções para que você e sua equipe ganhem eficiência operacional. Nesse conteúdo, vamos falar sobre as vantagens de utilizar a tecnologia de Realidade Aumentada. Por meio dela, os seus operadores sobrepõem dados de controle e processo, além de objetos virtuais em um painel, máquina ou planta, e conseguem obter informações das suas máquinas em tempo real.
Quando você não tem uma solução como essa, há duas alternativas: parar a máquina e esperar que os operadores detectem onde está a falha, sendo possível que a identificação leve muito tempo, ou, quando não há equipe técnica qualificada, o que ocorre na maioria dos casos, você vai precisar contratar especialistas e parar a máquina da mesma maneira. O erro humano é um fator recorrente nesses casos.
Um dos pilares da indústria 4.0 é monitorar todo o processo de funcionamento da sua operação, reduzir falhas e trabalhar de maneira preventiva. Você precisa ter o controle da fábrica nas mãos. Já falamos sobre a interface homem máquina em nossa News. O próximo passo é trabalhar com essas informações na nuvem.
Para inserirmos a sua indústria nesse contexto com alto nível de performance, selecionamos uma solução da Schneider Electric, a Ecostruxure Augmented Operator Advisor, que inclusive pode ser testada baixando o aplicativo de mesmo nome.
Seja dentro ou fora de um complexo industrial, você tem simultâneas visões da realidade e dos dados das suas máquinas. A interface dessa solução dá acesso a informações de dados de controladores programáveis, documentos, rótulos, variáveis de processo, bancos de dados SQL, diagramas elétricos abertos, páginas web, instruções, notas e vídeos.
Assim, os seus operadores abrem virtualmente as portas de painéis elétricos e de automação e com isso verificam, por exemplo, qual o consumo de energia de determinado dispositivo, se há um problema onde realmente está aparecendo sinal de alarme, a temperatura da máquina, entre outros. Tudo isso sem precisar parar a máquina.
Quer saber como essa solução atende a sua indústria? Quer conhecer novas maneiras de aumentar a produtividade e reduzir custos dentro da sua capacidade? Fale com um de nossos engenheiros e saiba mais. Estamos aqui prontos para deixar #tudosobcontrole para você.