Sistema elétrico de atuação substituindo sistema hidráulico em máquinas Sopradoras
Projeto desenvolvido para um fabricante de sopradoras elétricas, segmento indústria de plásticos.
O cliente desenvolveu um novo conceito de maquinas elétricas para atender um mercado que anteriormente utilizava o sistema hidráulico nos movimentos do fechamento, transferência do molde e programador.
Desenvolvimento
Após a análise de todo o projeto foi sugerido ao cliente a utilização de redutores planetários e cremalheiras de alta precisão nos eixos do Fechamento do molde, do programador e da transferência .
- REDUTOR PLANETÁRIO + PINHÃO ZTR
- REDUTOR PLANETÁRIO PH
- CREMALHEIRA Q8 MODULO 5 – 1000 MM – D/H #39 50 108
Resultados
Com a adoção do sistema elétrico substituindo o sistema hidráulico as maquinas passam a ter uma evolução de desempenho, com ganho de velocidade e precisão de posicionamento.
As sopradoras elétricas consomem menos energia que as hidráulicas, pois em média o primeiro sistema possui eficiência > 90%, enquanto que o segundo tem eficiência de aproximadamente 60%. Considerando vazamentos e o regime de atuação entre os dois sistemas o custo do cilindro hidráulico pode ser até 10x maior.
Outro benefício do novo sistema é a manutenção, enquanto o sistema hidráulico possui vários componentes para manutenção, o sistema elétrico é mais compacto e não possuem bombas, reservatórios, mangueiras, etc.
Além dos benefícios técnicos houve também um efeito positivo no impacto ambiental, pois não há possibilidade de vazamentos de óleo.
Os redutores planetários STOBER e as cremalheiras de alta precisão ATLANTA também são utilizados em injetoras, maquinas de embalagem, máquinas de corte, centros de usinagem e movimentação de robôs.
Todos os produtos utilizados para esse projeto podem ser encontrados em: http://www.automotion.com.br
Quero adaptar este sistema em uma sopradora hdl.tem como
Fico em guarei.proximo a tatui.011997339071
Parabens pela matéria, me agregou muito
muito bom seu artigo
muito bom seu artigo