Você sabe como evitar riscos durante o manuseio de cargas suspensas?
Conhece a distância de parada ideal para eixos críticos?
O eixo vertical da sua máquina atende a redundância requerida na NR12?
Os freios de segurança das suas máquinas foram dimensionados corretamente?
Se você respondeu não a alguma dessas perguntas, esse artigo é para você.
As máquinas operatrizes, sistemas de manuseio, instalações de montagem, dispositivos de elevação, guindastes e guinchos de palco que tenham cargas e/ou sistemas suspensos representam um risco considerável para as pessoas. É fundamental excluir permanentemente o risco de queda das cargas, bem como de distâncias de frenagem não permitidas, identificando na fase de projeto. Por isso a seleção correta de freios de segurança e sua integração adequada no sistema geral são tão importantes.
Os freios de segurança geralmente são o único meio de proteção contra as colisões ou quedas de cargas suspensas em muitas aplicações críticas de segurança. Caso sejam dimensionados incorretamente, podem levar a lesões graves e danos. Como os freios são projetados de acordo com o princípio de segurança contra falhas (NR12) eles são a escolha ideal, pois geram a força de frenagem através de molas de impulso e são travados em condição desenergizada. Os freios do motor, não são projetados para frenagens de segurança, mas sim para sustentar a carga estática e em caso de falha da fonte de alimentação ou paradas súbitas, o desgaste destes freios é muito elevado. Por isso a carga, mesmo parada, devido a este desgaste, apresenta risco ao operador.
Para a segurança de pessoas e máquinas, distâncias curtas de paradas são importantes, em particular para eixos críticos. Os tempos de acionamento dos freios são decisivos para a distância de frenagem, porque entre o tempo de queda livre até que a desaceleração tenha efeito e o freio feche, a massa também acelera – possivelmente até tais extremos que os valores permissíveis do freio são excedidos. Os usuários devem, portanto, observar os tempos de acionamento (que devem ser tão curtos quanto possível) ao selecionar os freios de segurança e também garantir que esses tempos de acionamento possam ser mantidos durante toda a vida útil do freio, utilizando um sistema confiável de monitoramento.
Qual o freio de segurança adequado?
Existem diversas opções de freios rotativos e lineares. Eles incluem, entre outros, vários projetos de freio para eixos rotativos, por exemplo, para conexão a servomotores, freios duplos redundantes, freios a disco, soluções de freio para eixos com cremalheira e pinhão, freios para guias lineares, e também freios lineares para hastes cilíndricas em projeto pneumático, hidráulico e eletromagnético. Um engenheiro especialista em automação industrial consegue fazer essa análise com você. Os freios de segurança também podem ser projetados para casos de aplicação especial, por exemplo, com proteção contra corrosão ou em projetos particularmente robustos para o setor de alimentos ou para o setor marítimo.
Freio ROBA TOPSTOP
Freio de segurança eletromagnético para sistemas com carga vertical.
- Rápida resposta no tempo de frenagem;
- Alta vida útil mesmo com paradas de emergência frequentes;
- Design compacto;
- Design com proteção IP65 disponível;
- Mantém segura a aplicação em qualquer posição;
- Tensões admissíveis: 12, 24, 104, 180, 207 V;
- Torque: 6 – 560 Nm;
- Velocidade: 6000 rpm;
- Várias opções de design especial;
- Opcional de controlador eletrônico de freio ROBA-SBCplus;
- Opção de alavanca de liberação manual.
Ficou alguma dúvida? Já sabe qual o melhor dispositivo para você? Fale conosco e encontre as soluções de quem cuida das suas máquinas além da implantação dos projetos.