Quando o assunto é exportação, todas as empresas do ramo industrial no Brasil ficam interessadas. E esse interesse não é sem motivos, pois a exportação traz inúmeros benefícios para as empresas:
- Diminuição dos riscos nos negócios
- A participação em outras economias, além da brasileira.
- Com a possibilidade de novos negócios, há o aumento da capacidade produtiva.
- A maior capacidade produtiva acaba proporcionando uma maior competitividade.
- Menos impostos – o governo brasileiro isenta algumas mercadorias de impostos, para estimular a exportação.
- Qualidade – a organização passa a ser reconhecida como uma empresa capaz de atender às exigentes empresas estrangeiras, entregando produtos de qualidade indiscutível.
Mas como a automação industrial pode ajudar estas empresas em suas exportações?
A resposta é simples: de duas maneiras distintas.
Em primeiro lugar, pelo aumento da qualidade. Para atender o mercado externo é necessário oferecer o máximo em qualidade, devido à concorrência internacional, que também se esforça para oferecer grande qualidade, aumentando a competitividade. Só participa realmente deste mercado quem tem produtos de qualidade indiscutível para oferecer.
Em segundo lugar, porque muitas empresas estrangeiras exigem o cumprimento das normas de segurança do país onde estão situadas.
Já no Brasil, a NR 12 exige que a empresa que produz os equipamentos a serem exportados seja equipada para oferecer segurança máxima aos seus colaboradores. A automação, obviamente, é a melhor forma de se adequar à norma.
Já a ISO 9001 também é uma norma internacionalmente reconhecida, mas que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ e define os requisitos – ferramentas de padronização, para a implantação do sistema em uma organização. Ela foi criada para se tornar um padrão internacional para garantir a qualidade de produtos e serviços, facilitando as exportações e diminuindo os custos de fabricação.
Neste aspecto, a automação é fundamental, pois proporciona a precisão e a constância nos processos produtivos e, desta maneira, garante máxima qualidade em tudo que é fabricado.
E se a sua empresa quer participar deste mercado, é preciso que ela seja capaz de oferecer toda a qualidade que só a automação industrial pode garantir. Mas como escolher o parceiro ideal para este projeto?
Nós temos a resposta e ela é simples: escolhendo parceiros que também exportem, ou seja, que também produzam dentro das mais exigentes normas do mercado internacional.
A Automotion fornece alta tecnologia de diversas marcas (Mayr, Stober, Atlanta, Exlar, Linmot. RTA, Sipro, EMF Motors, Elit Robot, LinMot, RTA, Ravioli, Spinea, TiMotion e Toyo) que atendem aos requisitos globais mais rígidos de segurança e qualidade, comprometido com a eficiência energética e prazos de entrega, garantindo a máxima eficiência de produção de nossos clientes.
Se a sua empresa quer começar a exportar ou ser mais competitiva no mercado internacional, fale com um de nossos especialistas.