As tendências que surgem rapidamente com o progresso estão aumentando a demanda da indústria por soluções dinâmicas e de alta precisão em tecnologia de medição.
Para atender essa necessidade, a Automotion, em parceria com a empresa alemã Mayr®, entrega soluções em acoplamentos com alta compensação de desalinhamento do eixo em sua linha de produtos especialmente adaptada para transdutores de torque, garantindo os pré-requisitos ideais para resultados de medição exatos.
A Mayr acaba de desenvolver acoplamentos com otimização do peso, feitos de alumínio ou titânio. Mas, em que situações estes acoplamentos fazem sentido?
Eles servem para motores elétricos, por exemplo, para bancadas de testes de potência, para engrenagens e bombas, ou no setor de máquinas-ferramentas, além de serem eficazes nas aplicações de posicionamento de alta precisão.
Isso porque os motores estão cada vez mais compactos e com velocidades maiores em muitas áreas. “Nas bancadas de testes industriais e também no campo da e-mobilidade, as velocidades estão atualmente entre 25.000 rpm e 30.000 rpm”, explica o gerente de produto da Mayr® Power Transmission.
“Porém, na área de pesquisa e desenvolvimento, onde cooperamos com universidades e outros institutos de pesquisa; ou em esportes motorizados, existem projetos com velocidades bem acima de 30.000 rpm. Aproveitamos a experiência adquirida com esses projetos para desenvolver continuamente nosso padrão faixa”, ele ressalta.
Compacto, mas com alta densidade e desempenho superior
Graças ao projeto de acoplamento de discos (ROBA® -DS 9110/9210), que foi especialmente adaptado para transdutores de torque, esses acoplamentos lidam de forma confiável com as altas velocidades, sendo que até mesmo a versão padrão feita de aço é compacta e apresenta baixa massa e inércia de massa.
O desenvolvimento está baseado na comprovada série ROBA®-DS sem folga e torsionalmente rígida. Além disso, esses acoplamentos são caracterizados por seu funcionamento suave e qualidade de equilíbrio.
“Nosso objetivo final é produzir acoplamentos compactos e de alta densidade de desempenho”, enfatiza o gerente de produtos da Mayr Alemanha. “A base geométrica deve estar correta. Não adianta simplesmente projetar um grande acoplamento em alumínio ou titânio, quando uma versão compacta em aço, mais rígida e capaz de suportar mais cargas alternadas, pode ser mais adequada à aplicação“, ele alerta.
É por isso que a indústria sempre deve considerar a aplicação ao selecionar o acoplamento e o material. Aqui, no entanto, é sempre necessário ponderar entre as propriedades do material, por exemplo, o peso, a rigidez ou a resistência à fadiga e à aplicação final do cliente, ou seja, as velocidades reais, alterações de carga, ciclos de carga, distâncias de rolamento e diâmetros de furo.
E, por último, mas não menos importante, a relação preço / desempenho também conta.
Novo configurador on–line
A Mayr® Power Transmission desenvolveu um novo configurador on–line que permite aos próprios usuários montar acoplamentos de eixo do portfólio, através de um navegador da web.
Isso significa que tarefas de padrão simples agora podem ser resolvidas de forma mais rápida e conveniente do que antes. E, claro, os engenheiros altamente qualificados da Automotion ainda estão disponíveis como de costume, caso você tenha perguntas complexas ou precise de conselhos.
Quer saber mais sobre as vantagens e facilidades dessa solução? Fale conosco clicando aqui.