Quer evitar a parada das suas máquinas?
Quer reduzir os custos com reparos e peças de reposição?
Se você respondeu SIM a alguma dessas perguntas, esse conteúdo é para você.
Nenhuma proteção contra sobrecarga significa elevado risco de danos
Nesse sistema os lados de entrada e saída estão firmemente conectados entre si na rede de tração. Não existe nenhuma conexão de trava positiva ou por fricção que possa resistir sem avarias em caso de sobrecarga. Alterações de corrente no motor não são monitoradas e também não são avaliadas.
Curso de rotação e torque
Após a colisão, o torque aumenta rapidamente e atinge o valor que, em muitos casos, pode ser maior do que o torque de operação. A sobrecarga causa a ruptura da rede de tração. O motor continua a funcionar, a rotação da máquina cai a zero.
Risco de danos
Na maioria das vezes as colisões sem proteção contra sobrecarga causam a perda total das máquinas. O elo mais fraco na rede de tração se quebra. A máquina não é mais operacional e permanece parada até a conclusão dos reparos.
Dimensionamento
Construções pesadas, maciças e lentas com elevados fatores de segurança são necessárias para que os danos se mantenham os menores possíveis em caso de colisão.
Proteção contra sobrecarga perfeita com limitadores de torque EAS®
Utilizando os limitadores de torque EAS® é possível limitar o torque precisamente para o valor ajustado, pois esses dispositivos combinam o lado de entrada e de saída de trava positiva e trabalham com elevadíssima precisão de ajuste e de repetição.
Curso de rotação e torque EAS®
Em caso de sobrecarga, o limitador de torque é liberado e separa entrada e saída no menor tempo possível. A energia de rotação armazenada será desacoplada e funcionará em ponto morto. Um interruptor de fim de curso registra o desacoplamento do limitador de torque e desativa o acionamento.
Risco de danos controlado
Graças à elevada precisão e à limitação exata do torque, a rede de tração não é danificada. Todos os componentes permanecem na área de deformação elástica.
Dimensionamento de melhor custo x benefício
Construções pequenas e leves são possíveis graças ao torque EAS® e a previsão sobre o carregamento dos componentes. Não são esperados custos por danos ou desgaste. Após períodos curtos de parada, a instalação volta a funcionar para corrigir a sobrecarga.