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FA.6.91.EN  Trabalhar sob eixos verticais – mas com segurança!
Automação Geral, Todos

FA.6.91.EN Trabalhar sob eixos verticais – mas com segurança!

Freios de segurança para a proteção eficiente de pessoas e máquinas.  Os eixos verticais apresentam muitos riscos em sua operação, principalmente quando o trabalho deve ser realizado diretamente abaixo deles. Portanto, um sistema confiável para a proteção de máquinas-ferramentas e colaboradores é mais que necessário: é fundamental. Com a instalação de freios de segurança adicionais, estes riscos podem ser resolvidos de forma eficiente e econômica – graças a diversos princípios funcionais e formas de construção, também é possível adaptá-los para máquinas que já estão em operação. Combinado ao monitoramento e controle inteligente de freios, a transmissão de potência mayr® torna as máquinas-ferramenta seguras e adequadas para as especificações da Indústria 4.0.  Seja em uma falha na máquina-ferramenta, que deve ser corrigida rapidamente, ou simplesmente no carregamento de uma máquina com uma nova peça de trabalho – a operação diretamente sob os eixos verticais é frequentemente inevitável. A situação muitas vezes causa grande desconforto, e a preocupação não é completamente infundada: no caso de eixos carregados por gravidade, há sempre um risco potencial de que a carga caia ou se movimente sem controle. Por isso, é importante que o fabricante da máquina realize uma análise de risco para os eixos críticos de segurança durante o planejamento, além de determinar o Nível de Desempenho (PL) necessário de acordo com a norma DIN EN ISO 13849-1 (EUROPA) e NR12 (BRASIL). O objetivo é eliminar permanentemente a queda precipitada ou descontrolada da carga, nos quais as distancias longas de frenagem não são permitidas. Os fabricantes se deparam, desta maneira, com o desafio de garantir toda essa segurança, ao mesmo tempo em que criam um design eficiente, resistente e econômico. O uso de freios de segurança adicionais representa uma medida eficiente para atender a todos esses requisitos. Eles já podem ser planejados durante a construção, mas mesmo os sistemas existentes podem ser facilmente adaptados para oferecer toda esta segurança na linha de produção. Para isso, a mayr® powertransmission oferece uma ampla gama de freios de segurança extremamente confiáveis e especialmente desenvolvidos para a proteção de eixos carregados por gravidade.  Nunca comprometa a segurança  Os freios funcionam de acordo com um princípio à prova de falhas, com travamento na condição desenergizada. Desta forma, eles também podem fornecer segurança suficiente em situações críticas, como uma parada de EMERGÊNCIA ou uma falha de energia. Além disso, apenas materiais de reconhecida eficiência e testados são usados, garantindo total eficácia e segurança, em todos os momentos da operação ou nas paradas, sejam elas programadas ou não. Um fator importante para a seleção do freio é a situação de instalação na máquina-ferramenta. Dependendo da construção, existem diferentes possibilidades para a integração ou adaptação de freios de segurança. Uma posição possível encontra-se diretamente entre o servomotor e o fuso. Com o sistema de freio ROBA®-topstop®, a mayr® powertransmission é capaz de oferecer um módulo independente que segura o eixo vertical de forma confiável em qualquer posição, mesmo que o motor tenha sido desmontado para fins de manutenção ou transporte. O eixo não precisa mais ser suportado, acelerando substancialmente o processo de substituição do motor de acionamento. Dessa forma, os custos são reduzidos e os tempos de parada para reparos são muito reduzidos. Com suas dimensões de flange adaptadas, o freio pode ser facilmente integrado mesmo em projetos já montados. O freio de segurança atende aos altos padrões IP e atualmente está disponível até a proteção IP65, ou seja, já está bem protegido contra a penetração de graxas ou névoa de óleo. Uma inspeção voluntária do protótipo através do Deutsche Gesetzliche Unfallversicherung (Seguro Estatutário de Acidentes, DGUV) confirma que o dispositivo de frenagem é um “componente testado e comprovado” em termos de categoria 1 de acordo com a norma DIN EN ISO 13849-1 e NR12.  Freios lineares confiáveis, também para fins de retrofit O freio linear ROBA®-linearstop funciona independentemente do motor de acionamento, atuando em uma haste de freio separada e também oferecendo o máximo em segurança. A forma de construção compacta permite uma integração rápida em máquinas e sistemas já existentes. O freio linear ROBA®-linearstop está disponível para projetos eletromagnéticos, hidráulicos e pneumáticos. Todos os freios lineares da mayr® powertransmission são adequados para ações de frenagem de parada de emergência. Aversão pneumática também foi inspecionada e confirmada como um dispositivo de frenagem dinâmica de qualidade total pela TÜV (Inspetoria Técnica Alemã). O ROBA®-pinionstop é um freio de segurança de abertura eletromagnética com pinhão apoiado por rolamento integrado. É, portanto, interessante se não houver hidráulica ou pneumática disponível ou se não houver sido planejada por algum motivo. Este freio também funciona independentemente do motor e é especialmente projetado para eixos com acionamentos de cremalheira. O pinhão integrado trava diretamente na haste dentada, sempre que necessário, e pode ser adaptado a sistemas existentes.  A fixação direta nas massas a serem travadas tem,na maioria das vezes, uma vantagem importante: os elementos de acionamento entre o motor e a massa móvel como fusos, porcas de fuso, acoplamentos de eixos ou engrenagens não influenciam os níveis de segurança. E é exatamente isso que o freio de segurança ROBA®-guidestop faz: ele é integrado a um carro e, juntamente a dois circuitos de freio independentes, prende diretamente na guia do trilho perfilado, sem folga e com alta rigidez.  O ROBA®-guidestop atua com perfeição mesmo em casos de parada de emergência ou falha de energia, freando a carga do movimento dinâmico até a parada.  Tecnologia de freios 4.0 – o futuro do monitoramento  As palavras-chave da Indústria 4.0 são evolução e controle. Neste sentido, o objetivo é mapear todos os processos digitalmente. Os dados assim coletados formam a base para processos inteligentes de planejamento, produção e fluxo de mercadorias. Mas a manutenção preventiva ou mesmo modelos de negócios completamente novos também devem se mover nesse sentido. Sob essas demandas, as exigências impostas ao monitoramento dos freios de segurança também estão aumentando. Nesse ambiente, o sistema de monitoramento de freios sem contato já se estabeleceu como padrão e funciona de forma totalmente confiável.  Com o módulo ROBA®-brake-checker, a mayr® powertransmission…

AutoMotion
julho 1, 2022
SOLDA PONTO
Automação Geral, Todos

SOLDA PONTO

GTW – A Mais Recente em Atuação para solda ponto.  GTW é a última palavra da Exlar® em atuadores para robôs de solda em linha de produção: mais uma verdadeira revolução da marca, que vai conquistar seu espaço na indústria, por meio da qualidade, da durabilidade e da precisão.   O GTW é construído a partir da base da já reconhecida série de atuadores GS, que revolucionaram o cenário dos atuadores eletromecânicos e estão presentes em milhares de indústrias em todo o mundo, desde 2006, com mais de 25.000 unidades vendidas em aplicações para soldagem automática.  A Série GTW garante às indústrias soluções flexíveis aliadas a recursos de baixa manutenção e durabilidade comprovada. O atuador GTW dá continuidade ao desempenho excepcional dos produtos da plataforma Exlar GTX da Curtiss-Wright e incorpora projetos para atender aos principais fabricantes globais da indústria automotiva. O motor/atuador GTW pode ser integrado a controladores de robô ABB, Comau, Fanuc e KUKA, assim como a controladores de acionamento de 7 eixos Bosch Rexroth e Festo.   Em breve, poderão ser também conectados a Interfaces Yaskawa, Nachi e Kawasaki.  Quem é a Exlar®?  A Exlar® fabrica atuadores lineares de roletes eletromecânicos, servomotores rotativos e soluções de controle integrado para uma ampla e variada gama de aplicações. A tecnologia exclusiva da marca possibilita uma substituição elétrica eficiente para cilindros hidráulicos ou pneumáticos, além de também garantir mais robustez e confiabilidade para fusos de esferas. Com forças de até 80.000 libras e velocidades de até 60 polegadas por segundo, as soluções da marca são capazes de fornecer maior força e velocidade em dimensões reduzidas, quando comparadas à outras tecnologias de atuação de capacidade semelhante.   Os atuadores Exlar ® têm mais flexibilidade, maior eficiência e menor necessidade de manutenção do que as soluções hidráulicas e pneumáticas tradicionais.    Seja para aumentar a produtividade ou reduzir o custo total de propriedade, nossa equipe de engenheiros altamente qualificados pode montar a solução perfeita para suas necessidades!  Benefícios GTW  Conectividade para atender às especificações do drive, incluindo interface com os principais robôs industriais automotivos, com conexão rápida e fácil.  Dispositivo de feedback e alinhamento para atender às especificações do fabricante do drive, incluindo controladores de robô KUKA, ABB, Comau e Fanuc, bem como controladores de acionamento de 7 eixos Bosch Rexroth e Festo.  Mais de 20 milhões de perfis de solda típicos.   Recursos de montagem integrados para a prática adaptação a uma variedade de configurações de pistola de solda.  Dois tamanhos de quadro disponíveis para atender a quase todas as necessidades.  Integração com os sistemas C-Gun, X-Gun e Pinch.  Robustez, confiabilidade e durabilidade: redução do tempo de inatividade e maior produtividade.  Seu design modular garante facilidade de personalização aparafusada em campo.  Maximizando a vida útil | Minimizando a manutenção  Os atuadores da série GTW oferecem benefícios nas situações onde os contaminantes estão presentes em aplicações de soldagem por pontos. Os designs especiais, tanto da vedação, quanto do limpador, evitam que contaminantes se infiltrem nos componentes mecânicos e elétricos do motor. Estes designs exclusivos e cuidadosamente pensados minimizam o tempo de parada para manutenção, maximizando a eficiência e a vida útil dos componentes do fuso de rolos invertidos durante os milhões de ciclos de trabalho necessários para garantir inigualável produtividade. 

AutoMotion
junho 3, 2022
ROBA-Guidestop. Um novo conceito em freio para guias lineares.
Automação Geral, Freios eletromagnéticos de segurança, Todos

ROBA-Guidestop. Um novo conceito em freio para guias lineares.

A cada dia que passa, a segurança em eixos verticais ganha mais e mais importância, principalmente após a introdução da DIN 13849-1 ou NR12. Com ROBA-guidestop, os movimentos são muito mais seguros e têm maior eficiência energética, além da precisão do processo aumentada e uma superior capacidade de corte.  ROBA-guidestop. Inovação a serviço da segurança e eficiência.   Todos os países do mundo, em maior ou menor grau, já perceberam a importância de começar, agora mesmo, a caminhada em direção às fontes renováveis de energia. Além de um importante impacto no clima e na qualidade do ar, a economia também é influenciada pelo uso destas fontes diferenciadas de energia. Mas quais são estes impactos? Como eles acontecem? E o que mudarão em nossas vidas?  O cenário atual  Mas as vantagens de ROBA-guidestop não terminam aí: ele possui importantes componentes para o alívio de tensão e, por isso, proporciona um aumento significativo aumento da vida útil dos eixos em movimento.   ROBA-guidestop é um freio hidráulico de segurança que pode ser utilizado diretamente em guias lineares. O freio é integrado ao porte do guia e adaptado ao molde do trilho. As molas pré tensionadas pressionam os revestimentos de fricção no trilho por meio de um arranjo de amplificação de força. A transmissão de força funciona com a completa ausência de folga e é projetada para extrema rigidez. O freio é liberado com pressão de 70 bar e os pistões pressionam contra as molas prato, abrindo as “garras”. Estas molas prato permitem um curso longo e compensam as tolerâncias do trilho, sem nenhuma perda de força ou capacidade de frenagem.   ROBA-guidestop é um freio redundante, com sistema de frenagem independente. Com freios no motor, o acoplamento do eixo, os redutores e o fuso de esfera devem ser dimensionados, não só para o torque do motor, mas também para o torque de frenagem, que é geralmente mais elevado.  ROBA-guidestop é instalado diretamente no carro entre os dois patins da guia linear e atua diretamente sobre a carga. Assim, além de proporcionar níveis de segurança mais elevados, há o aumento do tempo de vida dos componentes de acionamento, gerando maior economia e reduzindo o número de manutenções preventivas ou paradas emergenciais da máquina.   Com ROBA-guidestop é possível alcançar uma rigidez superior a 1000 N/μm. Assim, é possível que, em interação com a carga movida, o controle do motor pode ser “desligado” durante o processo de usinagem, aliviando substancialmente a pressão sobre o fuso de esferas. E dependendo do tipo de usinagem isso significa uma grande economia de energia.   Outra vantagem da elevada rigidez tornou-se evidente durante os testes do ROBA-guidestop: ao ser instalado numa máquina protótipo, ele torna a máquina muito mais rígida, permitindo altas capacidades de corte. A máquina também tem sua vibração diminuída e, como consequência, a superfície usinada terá um acabamento melhor.  A utilização do ROBA-guidestop garante que os movimentos dos eixos carregados sejam realizados com segurança. Sua construção rígida minimiza as vibrações, melhorando a qualidade de usinagem, aliviando a pressão sobre os componentes de acionamento e ainda proporcionado grande economia de energia ao desligar o eixo. 

AutoMotion
maio 11, 2022
Atuador linear elétrico evita contaminação da linha
Atuadores Lineares, Automação Geral, Todos

Atuador linear elétrico evita contaminação da linha

Uma das principais processadoras de leite na Suíça que produz diversos lacticínios, incluindo a manteiga, são produzidos nas instalações da empresa em Suhr. Anualmente, a empresa produz mais de 5.500 toneladas de manteiga, entre outros produtos. Mas como os atuadores elétricos entram nessa história de produtividade, e ainda trazendo a economia de energia elétrica?  A gente explica esse case de sucesso em detalhes para você.  O desafio.  Para realizar a dosagem da manteiga no formato correto e na quantidade desejada, era utilizado um sistema hidráulico com uma força de alimentação de aproximadamente 155 kN. No entanto, o sistema hidráulico da empresa deveria ser substituído, pois o uso óleo não era mais recomendado no processo, devido às novas diretrizes de qualidade e segurança, para evitar uma possível contaminação do produto.  Além disso, outros objetivos eram motivadores desta substituição: proporcionar uma dosagem mais precisa do produto, ter a certeza de trocas mais rápidas e a garantia de menos manutenção do equipamento.   O resultado perfeito não poderia ser outro: uma solução Exlar.  Solucionando a questão. E trazendo novas vantagens  Para resolver esta questão, atendendo a todos os seus requisitos, que tal uma solução elétrica?   Ou melhor, que tal um dispositivo elétrico Exlar?  • Os atuadores eletromecânicos Exlar são perfeitos para atender aos requisitos que regem o processamento de alimentos, eliminando a necessidade de sistemas hidráulicos: óleo, bombas, mangueiras e filtros, etc.  • Atuadores eletromecânicos garantem maior precisão, mesmo quando atuando com alta repetibilidade. Neste caso específico, o controle total da porção de manteiga pôde ser alcançado.  • Os atuadores eletromecânicos são flexíveis; mudanças parciais podem ser feitas de maneira ágil e prática, pois a conversão mecânica ou a recalibração do sistema não são necessárias: basta o usuário selecionar a configuração do produto em uma tabela e o sistema eletrônico faz todo o restante.  Rapidamente, ficou claro que uma solução eletromecânica apresentava muitas outras vantagens além da eliminação de óleo utilizado nos sistemas hidráulico.  As etapas do projeto.  O próximo passo a ser dado foi o dimensionamento. O sistema hidráulico até então utilizado foi monitorado no local para a captura de seus ciclos e o carregamento de seus dados.   Este dimensionamento foi fundamental, pois os sistemas hidráulicos geralmente são superdimensionados para lidar com momentos de pico força, que normalmente correspondem a curtíssimos períodos de tempo de sua atuação.  Os sistemas elétricos, via de regra, não precisam ser projetados para lidar com a força dessa maneira. Um projeto que leve em conta a força média de produção é suficiente, pois os servodrives podem aplicar uma força de duas a três vezes sua força nominal por curtos períodos de tempo.   A carga média cúbica do sistema também foi calculada para dimensionar o fuso de engrenagem planetária para proporcionar a vida útil necessária ao equipamento.  Com os dados do sistema anterior (hidráulico) já colhidos e devidamente analisados, um novo sistema, agora totalmente elétrico, foi projetado.   Com um sólido e dedicado trabalho, o fornecedor Exlar foi capaz de projetar um sistema perfeitamente suficiente para operar, sem superdimensionamento algum.   A prensa de manteiga recebeu um retrofit com um atuador elétrico Exlar FTX215, com força de alimentação de 178 kN. Os atuadores FTX usam a tecnologia de Fusos de Engrenagens Planetárias Exlar.  Para gerar a força linear por meio do fuso planetário, é acionado um servo motor com torque de 60Nm. O redutor planetário intermediário com uma relação de redução de 5:1 gera o aumento de torque para 300Nm. Um servodriver de 90 KvA controla o motor.  Os Resultados  Após o comissionamento no local e realizadas as calibrações mais precisas, a produção na prensa de manteiga foi reiniciada com sucesso.  Os benefícios foram muito além da eliminação do óleo:  •Precisão na dosagem: redução de 50% nos desperdícios.  • Perfis de Movimento Infinito: a velocidade de produção agora pode ser ajustada em tempo real, o que tem aumentando a qualidade.  • Tempo de troca reduzido: com o sistema elétrico, não são mais necessários ajustes ou reajustes mecânicos constantes para uma dosagem precisa. Basta apenas selecionar os parâmetros desejados no controle.  • Redução Significativa de Ruído: os ruídos de impacto decorrente da partida da máquina e dos batentes mecânicos não ocorrem no sistema elétrico. As vibrações produzidas pelo zumbido hidráulico também foram eliminadas.  O novo sistema superou em grande escala todas as expectativas. Mas um dos melhores resultados, de acordo com a própria empresa foi a economia:  60% de redução do uso de energia elétrica.  Com crescentes exigências em torno da segurança alimentar, os sistemas hidráulicos são cada vez menos indicados para a indústria alimentícia, devido aos riscos da contaminação decorrente do vazamento de óleo dos equipamentos na linha de produção.  Graças às soluções elétricas, os sistemas hidráulicos vêm sendo substituídos pelos sistemas elétrico mecânicos, garantindo uma maior produtividade e, importante, menor necessidade de manutenção.  Se você quer conhecer estas e outras soluções para sua linha de produção, entre em contato hoje mesmo com nosso time de especialistas. 

AutoMotion
abril 6, 2022
Atenção! Obsolescência dos drives Linmot
Todos

Atenção! Obsolescência dos drives Linmot

O fabricante Linmot comunicou a obsolescência dos modelos de drives linhas E10X, E20X, E40X, E10XX, E20XX e E40XX. Se a sua empresa possui esses equipamentos instalados em suas máquinas, fique alerta, pois o prazo de fabricação sob encomenda e o transporte desses itens poderá chegar a 90 dias.  A linha E11XX está iniciando o seu processo de obsolescência.     Entender quais são os dispositivos que serão descontinuados e fazem parte das suas máquinas ajuda a identificar quais as peças de reposição fundamentais para manter em estoque e evitar que a sua máquina fique parada em caso de quebra. Você também reduz custos, pois quanto mais difíceis de encontrar no mercado, mais caras tornam-se as peças.    Nossa engenharia de automação está a postos para sanar todas as suas dúvidas quanto aos produtos descontinuados. Aguardamos o seu contato para programarmos a aquisição de spare parts e garantir o pleno funcionamento da sua máquina.  Consulte a nossa equipe de Projetos e Integração e analise qual o custo x benefício para uma nova solução de automação industrial com as tecnologias mais recentes do mercado. 
AutoMotion
novembro 12, 2020
Vantagens no uso dos limitadores de torque
Automação Geral, Todos

Vantagens no uso dos limitadores de torque

Quer evitar a parada das suas máquinas? Quer reduzir os custos com reparos e peças de reposição? Se você respondeu SIM a alguma dessas perguntas, esse conteúdo é para você. Nenhuma proteção contra sobrecarga significa elevado risco de danos Nesse sistema os lados de entrada e saída estão firmemente conectados entre si na rede de tração. Não existe nenhuma conexão de trava positiva ou por fricção que possa resistir sem avarias em caso de sobrecarga. Alterações de corrente no motor não são monitoradas e também não são avaliadas. Curso de rotação e torque  Após a colisão, o torque aumenta rapidamente e atinge o valor que, em muitos casos, pode ser maior do que o torque de operação. A sobrecarga causa a ruptura da rede de tração. O motor continua a funcionar, a rotação da máquina cai a zero. Risco de danos Na maioria das vezes as colisões sem proteção contra sobrecarga causam a perda total das máquinas. O elo mais fraco na rede de tração se quebra. A máquina não é mais operacional e permanece parada até a conclusão dos reparos. Dimensionamento Construções pesadas, maciças e lentas com elevados fatores de segurança são necessárias para que os danos se mantenham os menores possíveis em caso de colisão. Proteção contra sobrecarga perfeita com limitadores de torque EAS® Utilizando os limitadores de torque EAS® é possível limitar o torque precisamente para o valor ajustado, pois esses dispositivos combinam o lado de entrada e de saída de trava positiva e trabalham com elevadíssima precisão de ajuste e de repetição. Curso de rotação e torque EAS® Em caso de sobrecarga, o limitador de torque é liberado e separa entrada e saída no menor tempo possível. A energia de rotação armazenada será desacoplada e funcionará em ponto morto. Um interruptor de fim de curso registra o desacoplamento do limitador de torque e desativa o acionamento. Risco de danos controlado Graças à elevada precisão e à limitação exata do torque, a rede de tração não é danificada. Todos os componentes permanecem na área de deformação elástica. Dimensionamento de melhor custo x benefício Construções pequenas e leves são possíveis graças ao torque EAS® e a previsão sobre o carregamento dos componentes. Não são esperados custos por danos ou desgaste. Após períodos curtos de parada, a instalação volta a funcionar para corrigir a sobrecarga.

AutoMotion
outubro 20, 2020

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