Você quer reduzir o custo da sua máquina?
Quer um motor preciso que tenha e ótima relação custo x benefício?
Se você respondeu SIM a alguma dessas perguntas, esse conteúdo é para você.
As máquinas rotuladoras lineares (para caixas e pacotes) e as rotativas (para garrafas) podem contar com a tecnologia dos motores de passo.
Se considerarmos o movimento linear, o motor de passo faz o giro do rolo de etiquetas auto adesivas e cola os rótulos, por meio do movimento da polia. Quando o movimento é rotativo, o motor de passo gira o disco com a garrafa sobre ele. Assim, as etiquetas podem ser coladas em diferentes posições.
Sanyo Denki – Alto Rendimento
Os motores de passo são mais precisos que outros sistemas, inclusive servo motores, quando o posicionamento é feito por sinal de parada. Por isso, o Nema 34 foi escolhido para atender fabricantes de máquinas rotuladoras, considerando a sua facilidade na sincronização em movimentos coordenados e o baixo custo comparado aos servos.
A tecnologia de ponta e o alto desempenho tornam o Nema 34 mais preciso que motor AC e o seu custo é menor do que o de um servo motor.
Essa solução foi aplicada em diversas empresas de São Paulo, que optaram pelo motor da Sanyo Denki devido à precisão e o sincronismo.
O motor de passo foi acoplado ao rolo com polia e correia dentada (relação entre 1:1 e 1:2,5) da máquina rotuladora. Nesse caso, o Nema 34 (flange 86mm) foi escolhido. O que determinará o tamanho dessa solução para a sua indústria (1, 2 ou 3 stack) é a velocidade da sua rotuladora.
A velocidade do motor foi estabelecida entre 300rpm e 1000rpm e o controlador é uma placa dedicada com microprocessador.
O motor de passo Nema 34 tem interface para CanOpen e Ethercat. Ainda há opções de motores com encoder.
Sugerimos o drive NDC06, Plus B3(/B4) para média e baixa velocidade e o X Mind B4 para alta velocidade. Existe a possibilidade de introdução de um drive programável. A parada com atraso em drives programáveis pode ser feita com Hi Mod S, Plus K e X Mind K.
Ressaltamos que alguns eixos adicionais podem ser movimentados por motores de passo (“correias estabilizadoras”).
A equipe de engenharia da Automotion Brasil está disponível para encontrar a melhor solução para a sua indústria. Converse conosco clicando aqui.